Agricultor do Ceará confunde predador selvagem com gato e adota animal

Filhote de gato-mourisco foi resgatado por policiais militares na tarde de terça-feira (14)

O predador selvagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Raro e em extinção, um filhote de gato-mourisco foi resgatado por policiais militares na tarde de terça-feira (14) no município de Milagres, na região do Cariri, no Ceará . O animal integra a lista oficial de espécies ameaçadas da fauna brasileira, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Gato-mourisco / Foto: divulgaçãoO felino foi encontrado por um agricultor no momento em que ele plantava milho em seu sítio, no Distrito de Catarina. De acordo com a Polícia Militar do Ceará, o próprio lavrador entrou em contato com o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente para resgatar o filhote. O animal selvagem foi entregue aos cuidados do ICMBio.

Divulgação

"O agricultor encontrou o felino em uma plantação de milho de sua propriedade. Vendo que a mãe aparentemente tinha abandonado o filhote, tratou de levá-lo para sua casa e alimentá-lo. O homem deu leite de vaca ao animal", afirmou o tenente coronel Fábio Lessandro Sena Lima, comandante do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente do Ceará.

Lima disse que o agricultor que resgatou o felino sempre foi daquela região e conhece bem os animais. Logo ele percebeu que se tratava de um filhote de animal silvestre e entrou em contato com a Polícia Militar para fazer o resgate.

O animal está sob os cuidados da polícia ambiental do Ceará. Até o fim da semana o felino será encaminhado para o ICMBio, em Petrolina, em Pernambuco.

O gato-mourisco resgatado é uma fêmea que pesa 280 gramas e está sendo alimentada com leite em pó especial para filhotes de felinos. Conforme aponta a "Avaliação do estado de conservação do Gato-mourisco", um documento elaborado pelo ICMBio, o felino consta na lista de animais ameaçados de extinção desde 2003.

Gato-mourisco é um animal carnívoro que vive em habitats mais abertos e tem hábitos diurnos Foto: Divulgação

Gato-mourisco ou Jaguarundi são os nomes populares do Puma yagouaroundi. O animal habitava originalmente a América do Norte, Central e do Sul, desde o sul do Texas, nos Estados Unidos, até o sul do Brasil, Paraguai e Argentina. Trata-se de um carnívoro que vive em habitats mais abertos e tem hábitos diurnos.

A avaliação do ICMBio também afirma que a "principal ameaça à espécie é a perda ou fragmentação de habitats, que afeta diretamente a sobrevivência dos gatos-mourisco, e é provocada especialmente pela expansão agropecuária".

O Gato-mourisco está classificado na categoria "vulnerável" da lista de animais ameaçados de extinção. Há quatro níveis de classificação: extintos da natureza, criticamente em perigo, em perigo e vulnerável. As espécies que constam na lista são protegidas de modo integral, o que inclui a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES