Álcool em excesso no fim de ano, quais são os malefícios?

A pessoa alcoolizada fica desorientada e por consequência ela fica vulnerável e frágil por onde estiver.

Álcool em excesso no fim de ano, quais são os malefícios? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é sempre um tema preocupante, ainda mais quando se torna um hábito. Ter uma vida regada com bebidas alcoólicas e fazer disso uma rotina pode trazer inúmeros problemas de saúde, como: a famosa cirrose, doença hepática onde o fígado é comprometido, pressão alta, desnutrição, desidratação, problemas renais, queda da imunidade, onde o álcool ajuda no retardo da resposta imunológica, causando assim, infecções. E também aumenta a probabilidade de diversas doenças, como: doenças mentais, vários tipos de câncer, problemas de coração e AVCs. E para quem bebe excessivamente em datas comemorativas como no ano novo? O que se deve fazer e quais são as consequências? As informações são do Mega Curioso.

O que devemos ter em mente é que não há problema nenhum em beber em algumas situações, basta ter responsabilidade, não é mesmo? Quando acontece alguma data especial as pessoas normalmente usam a expressão “Vou beber todas” e perdem a noção de quando já exageraram e “passaram do ponto”. Essa quantidade de bebida que entra no organismo de forma rápida pode ocasionar confusão mental e comportamento atípico pela simples razão do organismo metabolizar rapidamente o álcool, ainda mais se o estômago estiver vazio.

Álcool em excesso no fim de ano, quais são os malefícios?

A retenção de líquido também é um fator significante para quem consome álcool, deixando o organismo desidratado pela inibição do hormônio antidiurético e deixando com uma aparência inchada devido à retenção hídrica.

Falando em calorias, as bebidas mais calóricas são aquelas que contém açúcar refinado, como as caipirinhas e as batidas de frutas. A cerveja também é considerada bem calórica por ser composta de carboidratos. Já os destilados também possuem muitas calorias, mas são bebidas mais fortes e que normalmente consumimos em menores quantidades. 

O álcool compromete o sistema digestivo, causando náuseas, enjoos, fazendo com que o corpo queira expelir o álcool que está em excesso. Além disso, o álcool mexe efetivamente com o nosso equilíbrio, sentimos tonturas, sono e nossos reflexos diminuem porque o ele diminui a transmissão cerebral da capacidade motora. Essa é a grande causa dos acidentes de carro que acontecem pelo mundo. Então se beber, não dirija, espere a bebedeira passar ou chame um carro pago para te buscar, com toda segurança. 

A pessoa alcoolizada fica desorientada e por consequência ela fica vulnerável e frágil por onde estiver. Em grandes festas e baladas como acontece no Ano Novo, por exemplo, há mulheres que sofrem abuso por estarem inconscientes, ou muito alteradas.

O álcool mexe com a nossa memória, então não estranhe se no dia seguinte você não se lembrar de muita coisa.

Como evitar tais sintomas?

– Hidrate-se com regularidade para que a concentração de álcool no seu sangue não seja alta;

– Alimente-se para que com o “estômago cheio”, o álcool demore mais para ser metabolizado e não se torne tóxico;

– Beba devagar, sem pressa;

– Evite bebidas com teor alcoólico alto;

 – Se conheça e saiba sua tolerância.

Beba com responsabilidade, beba com moderação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES