Álcool: o que acontece se você passar um mês sem beber

Fígado recupera em duas semanas

Corpo reconhece perdas do álcool | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Toma uma cervejinha gelada depois do expediente ou de uma taça de vinho antes de dormir? Então saiba que o álcool tem grande influência na nossa vida, e apenas alguns dias sem ingerir algum tipo de bebida alcoólica pode trazer mudanças significativas na sua vida.

Segundo estatísticas, uma pessoa que bebe moderadamente ingere em média cerca de 9,5 litros de álcool no corpo por ano. No caso dessa pessoa, ela está muito longe de ser um alcoólatra. Acontece que muitas pessoas buscam o álcool apenas para relaxar com os amigos depois de uma semana exaustiva no trabalho ou tomam um vinho para dormir melhor e aliviar o estresse. Mas você sabe o que acontece com o corpo dessas pessoas se elas ficarem sem beber nenhum tipo de álcool por 28 dias seguidos? Então descubra agora.

Primeira semana

Já na primeira semana, é possível notar diferenças no comportamento. A alimentação é uma delas. O apetite aumenta significativamente. Como as pessoas comem mais quando bebem, quando elas param de beber, o psicológico da pessoa precisa preencher esse vazio que se instalou. Na maioria das vezes, as pessoas optam pela comida, podendo haver uma forte necessidade de coisas doces.

O sono também muda. Para aqueles que estão acostumados a dormir depois de beber para se livrar da insônia, vai ser um pouco difícil dormir nos primeiros dias. O álcool ajuda que a pessoa adormeça mais rápido, no entanto, a qualidade do sono é afetada negativamente. Sem a dose usual de "pílulas para dormir" será mais difícil adormecer pela primeira vez, mas o sono será melhor. Também podem haver dores de cabeça, que são um marcador das alterações no corpo sob influência de bebidas.

Segunda semana

Com duas semanas sem o consumo de bebidas alcoólicas, o fígado é recuperado. Com o consumo regular de álcool, as células do fígado morrem lentamente e formam cicatrizes. Felizmente, o órgão pode ser recuperar, mesmo que de forma lenta. A dependência é simples: quanto menos a pessoa bebe, mais rápida será a regeneração.

Algo que pode ser uma motivação maior, principalmente para as mulheres, será a mudança na pele. Como o álcool expande os vasos sanguíneos, o que altera a circulação do sangue, há uma falta de oxigênio na pele. Como resultado, a bebida seca o epitélio, causando o aparecimento de manchas de idade e rugas precoces.

Os processos digestivos também são melhorados. O álcool causa uma maior produção de ácido clorídrico na composição do suco gástrico. Resumindo, o estômago passa a "comer" mais devagar. Uma das razões para o aumento do apetite ao beber bebidas alcoólicas.

Terceira semana

Os benéficos são gradativos. Quanto mais tempo sem beber, melhor os resultados. Na terceira semana, desaparecem os sintomas externos da bebida, como olheiras, hematomas e inchaço no rosto.

O sorriso fica mais bonito. Com a bebida, a salivação se deteriora, o que afeta a condição dos dentes. Naturalmente, sem álcool, o risco de decadência é reduzido e o esmalte do dente fica mais forte.

O álcool entorpece não apenas os sintomas das dores, mas também os receptores de gosto e cheiro. Sem beber, o olfato e paladar melhoram, sendo mais fácil reconhecer as sutis nuances dos alimentos e cheiros.

Quarta semana

Quando há excesso de peso, ficar algum tempo sem beber pode reduzir significativamente o peso corporal. Os indicadores mostram que pode-se perder de 3 a 4 quilos por mês. Ou seja, quanto mais tempo a pessoa seguir um estilo de vida totalmente sóbrio, mais peso ela poderá perder.

Como o álcool aumenta a pressão sanguínea, pode existir um risco maior de desenvolver hipertensão. Com a interrupção de ingestão de bebida alcoólica, o risco de doenças do sistema cardiovascular é reduzido consideravelmente e o pulso volta ao normal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES