Alemão de 63 anos após infecção rara causada por lambida de seu cão

Após três dias de febre e dificuldade em respirar, lesões faciais e dores nas extremidades inferiores, ele foi hospitalizado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um  alemão de 63 anos morreu depois de contrair uma infecção rara por ter sido lambido por seu cachorro. O homem desenvolveu sintomas semelhantes aos da gripe após contrair a bactéria Capnocytophaga canimorsus, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Case Reports in Internal Medicine. Após três dias de febre e dificuldade em respirar, lesões faciais e dores nas extremidades inferiores, ele foi hospitalizado. As informações são do Pet é Pop.

“Ele havia sido tocado e lambido, mas não mordido ou ferido, pelo cachorro, seu único animal de estimação, nas semanas anteriores. Não houve hospitalização ou viagens recentes ao exterior”, diz o estudo. Uma tomografia inicial do abdome não mostrou sinais de infecção. Cerca de 30 horas depois, sua condição deteriorou. Desenvolveu encefalopatia, lesão cerebral e paralisia do intestino. Ele também sofreu parada cardíaca, mas foi ressuscitado e colocado em um ventilador, mas sofreu pressão arterial grave. 

Reprodução/Petz

No quarto dia de internação, as hemoculturas identificaram que o homem havia contraído a bactéria. O fluxo sanguíneo para o baço do homem ficou comprometido, e suas extremidades foram atingidas por gangrena. Uma tomografia computadorizada também descobriu que as lesões no cérebro aumentaram. A família do homem decidiu terminar o tratamento agressivo, e ele morreu após 16 dias no hospital. 

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, diz que, em casos raros, a Capnocytophaga canimorsus pode entrar na corrente sanguínea das pessoas por meio de mordidas, arranhões ou contato próximo de um cão ou gato. A maioria das infecções ocorre em pessoas com mais de 40 anos, mas sabe-se que também acomete crianças pequenas. Também pode ser perigoso para o feto nas últimas semanas de gravidez, se a mãe contrair a infecção. Mas o CDC enfatiza que a maioria das pessoas que têm contato com um cachorro ou gato não fica doente. 

Os autores do estudo dizem que os donos de animais que apresentam sintomas semelhantes aos da gripe devem procurar atendimento médico imediato, se os sintomas ultrapassarem apenas a gripe – no caso do alemão, dificuldade em respirar ou lesões de pele incomuns. Os médicos que atendem a esses pacientes são orientados a perguntar sobre os contatos do paciente com cães e gatos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES