Alimentação saudável na gestação diminui índices de obesidade infantil

Doenças associadas ao excesso de peso têm sido um dos maiores desafios do sistema de saúde nas últimas décadas

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já chega a 75 milhões o número de crianças consideradas obesas, ou que estejam acima do peso adequado, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Alimentos industrializados ingeridos em grande escala por serem mais acessíveis e fáceis de consumir estão entre as principais causas. Toda essa praticidade da indústria alimentícia vem acompanhada de altos níveis de sódio, gorduras e açúcares, responsáveis por diversos malefícios à saúde.

Assim, a obesidade se tornou alarmante no mundo inteiro. Mais de 50% da população mundial está acima do peso, sendo 41 milhões de crianças. A projeção é de que até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos ultrapassem o peso ideal.

Segundo Vanusa Boim, nutricionista, quando falamos de obesidade infantil é importante ressaltar que o excesso de gordura corporal traz uma sobrecarga que vai muito além do peso, pois ela está associada ao alto risco de desenvolvimento de diversas doenças de caráter crônico como hipertensão e diabetes. Bons hábitos alimentares da mãe junto ao acompanhamento nutricional desde a gestação são importantes para prevenir a doença. "Como sabemos, essa fase gera influências no peso corpóreo da gestante e consequentemente da criança, portanto, gestantes obesas têm maior risco de terem filhos obesos", afirma.

Trata-se de uma doença mais complexa do que parece, associada a fatores biológicos, psicológicos e socioeconômicos, por isso, o contexto familiar é altamente relevante para a prevenção. "O ideal é que os responsáveis deem o exemplo, evitando comer as famosas 'besteiras' perto das crianças, e proporcionando um cardápio saudável e equilibrado, com verduras, legumes e etc.", aconselha Vanusa. Incentivar a prática de exercícios físicos e atividades ao ar livre também é essencial para que os pequenos cresçam em uma cultura mais saudável.

Quando há um quadro de obesidade diagnosticado na infância, o tratamento com especialistas é de suma importância para que a reeducação alimentar ocorra da maneira mais salutar possível. Podem estar envolvidos nesse processo, pediatras, endocrinologistas, nutricionistas e até mesmo psicólogos. "Apesar de não ser um processo fácil, o quanto antes se iniciar essa mudança, melhor", conta Vanusa. A especialista afirma que "pequenas atitudes saudáveis realizadas diariamente podem contribuir de forma bem significativa na prevenção e no controle da obesidade infantil".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES