Alimentos e substâncias que provocam e evitam a dor de cabeça

A quantidade do que é consumido também faz diferença para desencadear as cefaleias

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cefaleias são comuns na vida de muitas pessoas e há diferentes causas para este tipo de problema. A alimentação, por exemplo, pode ser fator determinante para desencadear a tão indesejada dor de cabeça.

“Existem algumas substâncias em certos alimentos que podem desencadear ou agravar diferentes tipos de dor de cabeça em pessoas suscetíveis ao problema. E essa interferência alimentar nas cefaleias só acontece de acordo com a correlação entre quantidade, temporal e digestão”, explica Dr. Deusvenir de Souza Carvalho, neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).

O neurologista ainda reforça: “Por exemplo, uma pessoa que come chocolate num dia e a dor aparece somente no outro, isso não quer dizer que o motivo foi pelo consumo. Agora, se a mesma situação se repetir frequentemente, aí sim pode ter relação e o indivíduo deve procurar um especialista”.

Nos casos de enxaqueca, Dr. Deusvenir diz que o paciente pode ter uma crise por um alimento e não por outro. “Não dá para generalizar. Cada pessoa tem uma reação. Por exemplo, uma pode sentir dor de cabeça quando ingere chocolate e a outra queijo. É uma questão personalizada”.

Para entender quais são as substâncias que favorecem os diferentes tipos de dor de cabeça, o Dr. Deusvenir destacou as principais e em quais alimentos encontrá-las.

AMINAS – substância presente em queijos, chocolate, cerveja, vinhos, entre outros.

“A amina altera a calibração e dilatação dos vasos sanguíneos contribuindo para a dor de cabeça”.

CAFEÍNA – os alimentos mais comuns que contém essa substância são café, chás pretos e refrigerantes.

“A cafeína eleva a pressão arterial através da contração dos vasos sanguíneos. Essa situação pode causar cefaléia naquelas pessoas que tem o organismo mais sensível e pouco ao consumo desta substância”.

HISTAMINA E TIRAMINA – presentes em bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos.

“Neste caso, a histamina e tiramina podem desencadear ou piorar o quadro da dor de cabeça. Por isso, muitas pessoas que ingerem em excesso apresentam cefaleia no dia seguinte”.

LIPÍDEOS – manteiga, carnes gordas, queijos, frituras, doces, requeijão, leite integral, entre outros.

“Alimentos com lipídeos têm proteínas alergênicas que, por sua vez, causam dores de cabeça”.

NITRATOS E NITRITOS – salame, presunto, peixes, camarão, salsicha, etc.

“Essa substância está presente nas carnes vermelha e branca. Como a amina, altera a calibração e dilatação dos vasos sanguíneos contribuindo para a cefaleia”.

“É importante ressaltar que as substâncias citadas apenas contribuem para uma possível cefaleia já existente. Isso não quer dizer que devemos deixar de consumir os alimentos citados, mas serve como referência para aqueles que apresentarem a dor. O segredo está na quantidade de consumo”, diz o Dr. Deusvenir.

E o que pode ajudar a evitar a cefaleia?

MAGNÉSIO – Presente em vegetais folhosos, nozes, arroz integral, pão integral, aveia, entre outros.

“Reduz o espasmo dos vasos arteriais e relaxa a musculatura tensionada. Normalmente, quem tem enxaqueca apresenta falta de magnésio”.

TRIPTOFANO – Verduras, feijão, ovos, carnes, aves, pescados, etc.

“Este aminoácido é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, além de reduzir a ansiedade, o que contribui para o indivíduo não sentir dores de cabeça”.

OMEGA-3 – Linhaça, peixes e ovos.

“Podemos dizer que o ômega-3 é uma gordura “boa” e que tem ação anti-inflamatória”.

ALIMENTOS ANTIOXIDANTES – cenoura, gengibre, maça e kiwi.

“Esses alimentos contribuem para bloquear as prostaglandinas, substâncias responsáveis pelos processos de inflamação”.

FEVERFEW E GENGIBRE – Chás

“O Feverfew é um chá de camomila americano que ajuda muito no tratamento do combate à enxaqueca, principalmente, em dias de crise. O mesmo acontece com o Gengibre”.

Mesmo com uma alimentação saudável e balanceada, se não for possível evitar a dor de cabeça, pode-se utilizar analgésicos para amenizar o incômodo, como a Neosaldina®, que contribui no alívio da dor e do mal estar causado¹.“Fugir dos excessos é essencial. Para isso, deixar de ingerir alimentos como cafeína, evitar o jejum prolongado e a mistura de bebidas, além de ter uma boa noite de sono, são considerações importantes para não apresentar a cefaleia”, completa o Dr. Deusvenir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES