SEÇÕES

Alimentos mancham os dentes?

Dentista esclarece mitos sobre comidas e bebidas que podem deixar o sorriso amarelo

É importante buscar orientações de um dentista | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinho tinto, café e refrigerante apesar de convidativos para muitas pessoas são popularmente considerados vilões do sorriso branco. Isso acontece porque essas bebidas têm a pigmentação escura e podem acelerar o processo natural de amarelamento dos dentes.

De acordo com a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista, a cor do dente é determinada pela dentina, camada interna do dente amarela, coberta, por sua vez, pelo esmalte translúcido que protege o dente. O tom amarelo que enxergamos varia de acordo com a idade e do quão translúcido é o esmalte, que uma vez desgastado pode deixar a cor amarelada da dentina à mostra.

"Além de amarelar os dentes, o desgaste do esmalte dental causa a sensibilidade", esclarece. Molhos de tomate, açaí e frutas cítricas também entram na lista por serem ácidos, fazendo com que a dentina fique mais em evidência. Mas, não são os únicos vilões.

Confira abaixo outros fatores que também contribuem para o aparecimento de manchas nos dentes:

• Má higiene bucal

"A falta de higiene bucal não só é responsável por dentes mais amarelos como também por outras doenças bucais. Portanto, escovar os dentes três vezes ao dia e cuidar da limpeza interdental, com o uso diário de fio dental ou de alternativas ao fio, como Flossers, fios dentais com cabo, e Soft Picks, palitos flexíveis, previnem doenças bucais e manchas nos dentes", explica.

• Tabagismo

A nicotina e o alcatrão presentes no cigarro além de manchar os dentes são um fator de risco para uma série de doenças bucais como doença periodontal, câncer de boca, mau hálito e outras. Segundo a especialista, mesmo uma boa higiene bucal não é capaz de prevenir os malefícios do cigarro para a saúde bucal e geral do indivíduo.

• Tratamentos estéticos caseiros

Na internet existem várias receitas caseiras que prometem clarear os dentes com bicarbonato de sódio, vinagre e até água oxigenada. Entretanto, esses itens provocam o desgaste do esmalte dental e, por consequência, danos terríveis ao dente.

A especialista recomenda para quem esteja desconfortável com a cor do próprio sorriso procurar um profissional para a realização do clareamento dental de forma segura. "É importante buscar orientações de um dentista, que avaliará caso a caso e indicará o melhor procedimento a ser tomado", indica.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos