Sintomas de anemia, quais são? Como saber se você está anêmico

Muitas pessoas não conhecem quas são os sintomas de anemia e sofrem com a doença silenciosamente.

| Reprodução / Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você tem ou já teve anemia ou conhece alguém que já? A doença é comum na sociedade brasileira e em outros países é ainda mais difundida. Porém, embora os sintomas de anemia sejam popularmente conhecidos, os cuidados ainda não fazem parte da rotina. Com informações do R7.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é o quadro no qual a quantidade de hemoglobina do sangue está abaixo do valor normal. Isso acarreta uma redução da capacidade de transporte do oxigênio. A hemoglobina é a proteína responsável por esse transporte, sendo constituída por hemácias ou glóbulos vermelhos.

 Hemácias ou glóbulos vermelhos. iEmbora a anemia não seja algo grave, o avanço do mal-estar pode ser o indício de que algo está errado no seu corpo. Além de ser também um alerta para doenças mais graves. Desde uma dieta desequilibrada ou até mesmo o câncer. 

1- Causas:

Muitos fatores podem causar a anemia. Geralmente as pessoas acreditam que ela ocorre apenas pela carência de ferro no organismo, mas a verdade é que a falta de outros nutrientes (zinco, vitamina B12, proteínas) condicionam o seu desenvolvimento.

Ou seja, uma dieta desequilibrada é um grande mal. Além disso, a perda de sangue por condições fisiológicas, como a menstruação, ou não, podem ocasionar o quadro anêmico. Esses são  alguns dos principais sintomas de anemia:

Cansaço excessivo

Fadiga

Palidez

Dores de Cabeça

Irritabilidade

Dificuldade de concentração

Queda de cabelo

Enfraquecimento das unhas

Mãos e pés frios

Taquicardia e depressão (em casos graves)

2-Tipos de anemia

O tipo de anemia mais comum é a pela ausência da produção de glóbulos vermelhos, decorrente da carência de nutrientes (como o ferro) ou também pela interrupção da produção da medula óssea e a falta de eritropoietina. A anemia ferropriva é ocasionada por uma deficiência de ferro no organismo, consequentemente reduzindo a produção, o tamanho e teor de glóbulos vermelhos e hemácias.

Tipos de anemia. Imagem/Reprodução.

Há também a anemia por escassez de vitamina B12 ou anemias megaloblástica. Comum em vegetarianos e veganos por estar vinculada a uma dieta carente de seus nutrientes, que estão presentes em carnes, ovos e leites. Já a anemia perniciosa é ocasionada pela falha do organismo na vitamina B12 e é autoimune, pois embora a pessoa que a possua se alimente corretamente, as vitaminas não conseguem adentrar o corpo.

A Anemia aplástica é um tipo raro e causa risco de morte, pois a medula óssea é atacada por diferentes mecanismos que não lhe permitem fabricar a quantidade ideal de glóbulos vermelhos e das outras células sanguíneas necessárias ao organismo.

A anemia hemolítica é aquela em que os glóbulos vermelhos são desfeitos antes do período adequado. Isso acontece tão rápido que a medula óssea não consegue se repor. Em sua função autoimune, o sistema imunológico caracteriza erroneamente os glóbulos vermelhos como corpos estranhos e cria anticorpos para atacar as hemácias.

A anemia falciforme é transmitida de pai para filho. Nesse caso ocorrem modificações nos glóbulos vermelhos do sangue, que ficam parecidos com uma foice. Com as membranas alteradas, elas rompem facilmente e ocasionam a anemia.

Por último, existe a anemia ocasionada por outras doenças, como é o caso da quimioterapia executado no tratamento do câncer, e a anemia por perdas sanguíneas excessivas, sendo o exemplo acidentes e hemorragias (agudas) ou menstruação excessiva (crônicas).

3- Diagnóstico e tratamento

Ao perceber os sintomas de anemia é inevitável procurar um médico especialista: clínico geral, hematologista ou endocrinologista. Para o diagnóstico o profissional irá solicitar alguns exames laboratoriais para analisar a deficiência das vitaminas e o hemograma completo. Dessa forma ele conseguirá detectar se a taxa de hemoglobina está baixa e os glóbulos vermelhos alterados.

Caso seja identificado o quadro clínico, o médico fará a indicação de medicamentos. Combiron, combiron fólico, ferronil, hemax eritron, prednisolona e prednisona costumam ser os mais usados. E é importante salientar que você nunca deve tomar nenhum remédio sem a prescrição médica.

Examens de sangue são indicados para prevenção. Imagem/Reprodução.

Além disso, também é  necessário realizar uma readequação alimentar. A dieta deve ser baseada em alimentos ricos em ferro, como peixes, frangos e lentinha; a vitamina C é outra a ser inserida com constância por facilitar a absorção do ferro pelo organismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES