Animais de estimação ajudam no desenvolvimento das crianças

Benefícios incluem senso de responsabilidade, autoestima, respeito ao próximo e habilidades sociais, entre outros

Animal | Divulgação Petz.com.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgação Petz.com.br

A experiência dos médicos-veterinários que atendem em clínicas, cada vez mais reforçada por pesquisas científicas, mostra que o contato de crianças com animais de estimação contribui para que elas tenham uma vida mais saudável e plena. Para Alexandre Merlo, Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada para Animais de Companhia da Zoetis, isso parece ser ainda mais importante durante o período atual de pandemia que oferece poucas opções para entreter os pequenos.

"Crianças com bichos de estimação aprendem desde muito cedo a cuidar deles - dar comida, água, recolher o cocô, o que contribui para o senso de responsabilidade. E os animais interagem com os seus tutores de uma maneira sincera e constante, contribuindo para amenizar a ansiedade e cultivar a autoestima", comenta o profissional.

Mas a médica-veterinária comportamentalista da clínica Psicovet, Daniela Ramos, destaca que os benefícios que as crianças possam ter pela convivência com esses amigos de quatro patas dependem da orientação e monitoramento dos adultos, pois elas não são os principais cuidadores. "Os pais precisam não apenas gostar e querer um cão ou gato na família, mas também se planejar para isso de forma a apoiar nos cuidados necessários", diz.

Pontuando alguns dos benefícios já observados em pesquisas internacionais, ela destaca que o senso de responsabilidade e rotina se desenvolve à medida que a criança vai crescendo e se envolvendo mais no trato com os mascotes, alimentando, escovando, brincando e levando para passear.

O respeito ao próximo também pode ser impulsionado em relação aos limites na interação do dia-a-dia, com as crianças aprendendo a pegar o gato no colo com cuidado e a dar espaço para o cachorro comer tranquilamente, por exemplo. E quanto às habilidades sociais, os animais de estimação são verdadeiros facilitadores, criando mais oportunidades de interações sociais a seus tutores, tanto adultos quanto crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES