Aniversário de Teresina: veja o antes e depois da cidade em 170 anos - Teatro 4 de Setembro...

Teresina é a primeira cidade planejada do Brasil e a única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar. Veja como a cidade mudou ao longo dos anos! - Teatro 4 de Setembro...

Slide 4 de 19
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teatro 4 de Setembro...

O Teatro 4 de Setembro foi construído em um clima de ansiedade da sociedade da época por espaço para espetáculos amplo e confortável. O então Presidente da província do Piauí, Theophilo dos Santos, iniciou a obra em 4 de setembro de 1889. O local escolhido foi a então Praça Aquidabã, hoje conhecida como Praça Pedro II. A justificativa era o bom nível topográfico, além da localização privilegiada no Centro da nova capital.

Com projeto do engenhero civil Alfredo Modrak, a  pedra fundamental foi instalada no dia 21 de setembro de 1888. Com a Proclamação da República do Brasil, as obras não tiveram continuidade em virtude dos acontecimentos políticos do país. Somente no dia 21 de abril de 1894, foi inaugurado o teatro, em concorrida solenidade e aberto à visitação pública, apesar de ainda não possuir cenários, camarins, mobiliário e decoração.

Em 1952, passou por uma grande reforma, sendo preparado para sediar as comemorações do primeiro centenário de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES