Antártica registra temperatura acima de 20°C pela primeira vez

Degelo da região provoca avanço do nível do mar, causando uma série de pressões sobre a Humanidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecido como “continente gelado”, a Antártica registrou no domingo, pela primeira vez, uma temperatura acima de 20 grau Celsius. Cientistas brasileiros do Projeto Terrantar detectaram o avanço dos termômetros na Ilha Marambio, na ponta noroeste da península. As informações são do OGlobo.

Essa parte da Antártica, onde o termômetro bateu 20,75°C, é uma “região sentinela” — ganhou este nome porque as variações climáticas são tão intensas que precisam ser monitoradas constantemente. A longo prazo, as transformações que sofrem podem repercutir em toda a península. A Estação Comandante Ferraz, base brasileira no continente, está na mesma localidade.

Foto: JOHAN ORDONEZ/AFP/27-11-2019 — Há vários fatores ligados à alta variabilidade climática, como as correntes marinhas — explica Carlos Schaefer, coordenador do grupo Terrantar da Universidade Federal de Viçosa, que mantém 23 estações de monitoramento na península e em arquipélagos da Antártica. — A região é a origem das frentes frias que atingem o Brasil no outono e no inverno.

Aumento do nível do mar

O efeito mais direto do degelo é a elevação do nível do mar, que pode chegar a 1 metro até 2100, em todo o planeta. A Antártica contribuirá com menos de 10% do total, mas, quando o gelo do Ártico desaparecer, o continente gelado será o maior responsável pelo aumento contínuo dos oceanos.

Jefferson Cardia Simões, vice-presidente do Comitê Científico Internacional sobre Pesquisas Antárticas, avalia que a perda de gelo antártico é dominada pelo aumento da velocidade, recuo e rápido afinamento das principais geleiras da porção ocidental do continente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES