Anticoncepcional masculino:Cientistas descobrem composto que pode ser usado

O estudo comprovou que um anticoncepcional masculino oral, sem hormônio, é viável

Anticoncepcional masculino | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo publicado na última quinta (28/7) na revista científica Plos One traz uma nova substância que poderá ser usada como anticoncepcional masculino. Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, descobriram que o extrato da folha da urtiga (Urtica dioica) tem potencial para impedir a locomoção dos espermatozoides.

Cientistas descobrem Anticoncepcional masculino

Em testes feitos com camundongos, a urtiga foi capaz de inibir o receptor purinérgico P2X1, uma das duas proteínas que desencadeiam o a movimentação dos espermatozoides.

“Em estudos de acasalamento de camundongos, o extrato de folhas de urtiga reduziu a fertilidade masculina em 53% em comparação com camundongos machos tratados com placebo. Os camundongos tratados exibiram comportamento normal de acasalamento. Bexiga e testículos pesavam menos em camundongos tratados com o extrato. Todos os outros órgãos e o peso corporal total não foram afetados”, explica o pesquisador Sabatino Ventura, um dos autores do estudo, citado pela emissora australiana 7 News.

Os cientistas da Universidade Monash estão trabalhando no desenvolvimento de um contraceptivo masculino sem hormônios e já haviam demonstrado que a infertilidade masculina pode ser alcançada geneticamente sem afetar a qualidade do esperma a longo prazo ou a saúde sexual do paciente.

Cientistas descobrem Anticoncepcional masculino

Como mostra a emissora, o estudo comprovou que um anticoncepcional masculino oral, sem hormônio, é viável e, agora, pretendem isolar o componente bioativo do extrato de urtiga ou criar um composto parecido.

Por enquanto, preservativos e vasectomia continuam sendo as únicas formas de contracepção acessíveis para os homens, colocando o ônus da prevenção da gravidez em grande parte nas mulheres.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES