Ao que tudo indica, cientistas acharam uma rocha terrestre… Na Lua

Estudos aprofundados da amostra do solo lunar coletado na missão Apollo 14 revelou uma pedra formada por quartzo, feldspato e zircão, minerais incomuns no satélite natural.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas dedicados a estudar a amostra do solo lunar colhido em 1971, durante a missão Apollo 14, descobriram algo simplesmente absurdo — uma rocha terrestre que foi parar lá no satélite natural há bilhões de anos atrás, possivelmente sendo arremessada de nosso planeta através de um impacto de proporções absurdas. A pesquisa, que foi publicada no periódico científico Earth and Planetary Science Letters, afirma que a pedra em questão pode ter 4,1 bilhões de anos e é composta por quartzo, feldspato e zircão.

Reprodução

Esses três minerais são extremamente comuns em nosso planeta, mas raros na Lua. Sendo assim, a teoria dos cientistas é de que um cometa ou asteroide tenha colidido com a Terra em seus primórdios de vida e arremessado tal rocha para o satélite natural — que, na época, era três vezes mais próximo do que é atualmente. Além disso, análises químicas mostraram que sua solidificação ocorreu em um ambiente oxidado como o da Terra e em temperaturas terrestres.

Uma vez que ela “pousou” na Lua, a rocha se desintegrou em pedaços menores e se misturou com outros elementos do solo lunar — permanecendo por lá durante anos até ser “recuperada”. Hoje em dia, ela se resume a um fragmento de apenas 2 gramas. Como se não fosse o suficiente, a equipe responsável pelo estudo acredita que a rocha se cristalizou a 20 quilômetros de profundidade da superfície terrestre.

Reprodução

“Esta é uma descoberta extraordinária que ajuda a pintar uma imagem melhor da Terra primitiva e dos bombardeios que modificaram nosso planeta durante a aurora de sua vida”, afirmou David King, um dos autores do estudo e cientista da Associação Universitária de Pesquisa Espacial (Universities Space Research Association ou USRA, no original em inglês). Bom, é como diz aquele velho ditado: “tudo que vai volta”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES