Aos 3 anos, menino prodígio fala inglês, toca teclado e faz cálculos

Augusto Melo, de 3 anos, já reconhecia as letras do alfabeto com menos de um ano. Além do inglês, o menino demonstra habilidade com o alfabeto russo e música.

Criança inteligente | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Música, matemática, português, inglês e até o alfabeto russo. Essas são apenas algumas das áreas que Augusto Melo demonstra domínio. O menino, de apenas 3 anos, começou a reconhecer as letras do alfabeto com menos de 2 anos, impressionando seus pais, a professora Giselma Melo e o enfermeiro, Estácio Melo.

Conforme os pais, Augusto faz cálculos matemáticos com as quatro operações, escreve, lê e identifica bandeiras de outros países como Austrália e Estados Unidos.

Augusto Melo é uma criança muito inteligente

A mãe conta que observá-lo pela primeira vez identificando vogais, foi surpreendente devido a pouca idade de Augusto.

"Sempre passa aquelas letrinhas em baixo da televisão e ele identificou a letra A. A partir disso, nós perguntamos as outras vogais e ele identificou. Um tempo depois ele pegou um marca-texto, escreveu e falou 'letra A' e meu esposo foi lá verificar e realmente era a letra A perfeita. Depois eu mostrei as letras para ele e ele identificou todo o alfabeto, com a linguagem de bebê mas estava tudo certo, com apenas 1 anos e 5 meses", relata a mãe.

Augusto com os pais

As habilidades de Augusto também se estendem a outros idiomas. Além do português, o menino também domina inglês e o alfabeto russo. O pai, Estácio Melo, conta que nem mesmo ele e sua esposa sabiam a linguagem russa quando Augusto começou a demonstrar interesse.

"Quando passou um tempo, nós percebemos que ele estava unindo três idiomas. Ele falava muito inglês, além do português e começou a escrever o alfabeto cirílico, que é o alfabeto russo. A gente nem tinha associado. Fomos pesquisar para descobrir que coisa estranha era essa, que alfabeto esquisito ele estava escrevendo, e descobrimos que era o alfabeto russo", conta o pai.

Augusto é super inteligente ao lado dos pais

O pequeno Augusto mostra ainda interesse na música. Segundo Giselma, o filho começou a entender melodias com um xilofone de brinquedo, e aprendeu a tocar músicas simples e até mesmo sinfonias clássicas, apenas ao ouvi-las.

"Toda vez que íamos para uma loja de brinquedos, ele sempre nos puxava para a parte de instrumentos musicais. Ele tinha um xilofone de brinquedo e sempre tocava aquelas músicas infantis. Quando compramos o teclado no dia das crianças, ele tirou a música 'Brilha, Brilha Estrelinha' e eu fiquei muito surpresa. Na mesma semana, ele começou a tocar 'Für Elise' de Beethoven, pois meu esposo sempre ouve música clássica e ele aprende de ouvido", conta a professora.

Para a psicopedagoga Jussara Barbosa, quando uma criança começa a demonstrar níveis de desenvolvimento acima do normal, como o caso de Augusto, é importante que haja acompanhamento clínico.

"É muito importante que não só a criança seja submetida a uma avaliação neuropsicológica, para que se possa traçar quais as áreas de desenvolvimento que estão muito acima da sua faixa de idade, como também a família, porque é preciso lidar com essa situação, tanto para a criança aprender a lidar com esse 'a mais' que ela necessita, como os pais", explica a psicopedagoga.

Fonte: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES