Aos 87 anos, mulher escreve TCC e se forma em nutrição

Luísa escreveu trabalho de conclusão do curso de nutrição inteiro à

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 87 anos, Luíza Valencic Ficara se formou no curso de nutrição. Perto de celebrar nove décadas de vida, a imigrante italiana radicada em Jundiaí escreveu o TCC inteiro à mão.

Luíza se formou pelo Centro Universitário Padre Anchieta, na cidade do interior de São Paulo. Com a cabeça branquinha e um sorriso de satisfação estampado no rosto, a ítalo-brasileira recebeu o certificado enquanto era aplaudida de pelo público presente.

Segundo o G1, dona Luísa nasceu na Itália e chegou na América do Sul fugindo da Segunda Guerra Mundial. Ao longo da vida no lado sul do continente americano, ela morou em três países antes de se mudar para Jundiaí, onde vive há 40 anos.

O ímpeto de se dedicar novamente aos estudos nasceu a partir de duas perdas. Depois de ficar viúva e da morte da irmã, ela resolveu manter a cabeça ativa e se matriculou na faculdade.

“Não adianta ficar em casa que começam as dores. Dores crônicas, dores de saudade. Ter a casa vazia traz tudo isso”, destacou.

Como se pode imaginar, a turma ficou sem acreditar quando a idosa entrou na sala de aula. Mas, logo as coisas se ajeitaram e ela garante ter feito muitas amizades ao longo dos seis anos de curso.

“Ganhei muitos abraços do mestre de cerimônia e da turma toda. Foi lindo”, celebrou.

O TCC foi super elogiado pelos professores membros da banca avaliadora. Durante a pesquisa, ela discutiu o fluxo da cana-de-açúcar no Brasil. Escrever à mão foi a única forma possível para colocar as ideias em prática. Com 87 anos, dona Luísa não se dá muito bem com a tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES