Aplicativo detecta COVID-19 pelo tom da voz

Plataforma foi criada por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e de outras instituições

App detecta COVID-19 pela voz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os coronavírus são uma família grande de vírus, mas só era sabido que seis deles afetavam os humanos. Com esse novo vírus, agora são sete. Um desses causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) que, em 2002, matou 774 pessoas na China. O novo vírus é chamado de COVID-19. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Ele se tornou uma pandemia que está deixando todas as pessoas bastante assustadas e surpresas. Com a urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia, laboratórios do mundo inteiro estão se mobilizando em busca de uma vacina eficaz contra a Covid-19. E tentar entender um pouco mais sobre esse vírus e conseguir identificá-lo.

Um aplicativo, feito por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e de outras instituições, ganhou sua versão inicial. E segundo os próprios criadores, ele consegue ver se uma pessoa pode estar com COVID-19 somente analisando a voz da pessoa.

"Vi muita concorrência pelo diagnóstico mais rápido e mais barato que você pode ter. E existem alguns muito bons que são realmente muito baratos e bastante precisos, mas nada será tão barato e tão fácil quanto falar ao telefone", disse Benjamin Striner, estudante de Carnegie Mellon que trabalhou no projeto.

Aplicativo

O estudante acredita que o algoritmo que a equipe desenvolveu, por mais que ainda esteja na fase experimental, pode ser uma ferramenta bem útil no rastreamento e propagação do vírus. Ainda mais que a equipe vai continuar aumentando e refinando a precisão com uma maior coleta de dados.

Chamado de "COVID Voice Detector" ele pode ser usado para analisar a voz das pessoas e buscar sinais de infecção. Mas no app existe um aviso de isenção de responsabilidade dizendo que "não é um sistema de diagnóstico". Ele não foi aprovado pelos órgãos responsáveis e não pode substituir um exame médico. Os pesquisadores ressaltam que o aplicativo é um trabalho em andamento.

"O que estamos tentando fazer é desenvolver uma solução baseada em voz que, com base em experimentos preliminares e conhecimentos prévios, acreditamos ser possível. Os resultados do aplicativo são preliminares e não testados", explica Bhiksha Raj, professora da Carnegie Mellon que também trabalhou no projeto.

"A pontuação que o aplicativo mostra atualmente é um indicador de quanto as assinaturas em sua voz correspondem às de outros pacientes com COVID-19 cujas vozes testamos. Isto não é uma recomendação médica. O principal objetivo do nosso esforço neste momento é coletar um grande número de gravações de voz que poderíamos usar para refinar o algoritmo. Coisa que nós, e a comunidade médica, estamos confiantes", continua.

"Se o aplicativo for apresentado como um serviço público, ele e nossos resultados deverão ser verificados por profissionais médicos e atestados por uma agência. Até que isso aconteça, ainda é um sistema experimental e não confiável. Peço às pessoas que não tomem decisões de assistência médica com base nas pontuações que lhes damos. Você pode estar colocando em risco a si e às pessoas ao seu redor", acrescentou.

Diagnóstico

Mesmo assim é improvável que o aplicativo seja tão preciso quanto os testes que são feitos em laboratório. Mas quando o assunto é o monitoramento de uma grande escala de pessoas, o aplicativo oferece uma forma de lidar e rastrear os surtos.

Para usar o aplicativo é bem simples. É pedido aos usuários que eles tussam várias vezes e gravem vários sons de vogais, além de recitar o alfabeto. Depois disso feito ele dá uma pontuação que é mostrada como se fosse uma barra de download. E ela representa a probabilidade do algoritmo acertar se a pessoa tem ou não COVID-19.

"A tosse de um paciente com COVID é muito distinta. Isso afeta tanto os pulmões que os padrões respiratórios e vários outros parâmetros vitais são afetados. E é provável que eles tenham assinaturas muito fortes na voz", explica Rita Singh, professora de ciência da computação na Carnegie Mellon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES