Aplicativo facilita a comunicação de crianças com síndrome de Down

“O app dá o feedback de exercícios de forma semelhante a um fonoaudiólogo”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praticar a fala e a comunicação em geral é um dos grandes desafios para crianças com síndrome de Down e é uma das maiores preocupações dos pais, pois a ausência de sinais claros dificulta a interação e a inserção dos pequenos em comunidade. E foi a partir de experiências pessoais é que a questão foi levada para pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP).

"O app dá o feedback de exercícios de forma semelhante a um fonoaudiólogo".

A maior barreira a ser superada era como exercitar as falas com os pequenos sem a presença constante de um profissional de fonoaudiologia. Depois de 2 anos de desenvolvimento, nasceu o utilitário “SofiaFala”, que aproveita o fato de todo mundo ter um smartphone para criar baterias de exercícios semelhantes às dos profissionais. “O aplicativo vai dar o feedback igual ao que a fono dá”, explica Bianca Bortolai Sicchieri, envolvida com o projeto.

Reprodução

A interface é bem simples: figuras, palavras e sons aleatórios aparecem a cada rodada e a criança precisa repetir, tocando no ícone do microfone. Quanto melhor a pronúncia, maior é a nota e o estímulo para que ela continue se aperfeiçoando. São vários tipos de tarefas (como estalo de língua e fonemas específicos) e diferentes gêneros e itens.

Por enquanto, o “SofiaFala” segue em fase de testes. E a ideia é que a indústria também se sensibilize com essa iniciativa e, de repente, até consiga desenvolver essa ideia em outras frentes — como o mesmo programa adaptado a uma boneca, por exemplo, ou outros itens e atividades que possam aliar educação às práticas lúdicas.

Reprodução/ Record Tv



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES