Aplicativos de chamada de vídeo têm ajudado durante isolamento social

Plataformas como o Skype e WhatsApp são as escolhas mais rápidas e confortáveis para os encontros virtuais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de isolamento social, as tecnologias têm ajudado na aproximação entre familiares e amigos. Na medida do possível, mais do que estreitar os laços e amenizar a saudade, essas plataformas digitais têm sido usadas por muitos como uma excelente ferramenta para conversar em outros idiomas e, assim, garantir a continuidade da aprendizagem de maneira interativa, leve e divertida. Aplicativos de usos comuns, como o  Hangouts, Skype e o próprio WhatsApp, são as escolhas mais rápidas e confortáveis para esses fundamentais encontros virtuais.

A reconfortante e descontraída chamada de vídeo com amigos pode servir como uma oportunidade para aprender enquanto se diverte. Ainda que sem o já habitual contato físico, passar algumas horas do dia a conversar pelas redes sociais com as pessoas que te fazem bem, é imprescindível para o relaxamento nesse período de distanciamento social. A internet, dentro dos seus formatos, tem possibilitado a continuidade dessas relações que podem ser repletas de aprendizados.

Reprodução

A professora Mira Monteiro, da Wizard Teresina, reconhece que o atual cenário exige a permanência em casa para garantir o bem-estar de todos. Ela pontua ainda que o bate-papo on-line com amigos é a solução para colocar os assuntos em dia, bem como praticar algum idioma. "Conversar com os amigos por vídeo em outros idiomas, como inglês e espanhol, é uma excelente maneira de aprender e relaxar nesse momento. A proposta é que possam interagir em outra língua de maneira mais natural e descontraída. Mas, se for melhor, também podem montar uma espécie de roteiro para o momento. O que importa é a prática e estreitar essas relações", comenta.

Com os aplicativos, é possível praticar bastante e continuar em casa, em obediência às recomendações de vigilância sanitária para coibir o aumento dos casos da Covid-19. Esses ambientes de diálogo virtual ajudam a dominar as habilidades de fala, por exemplo. A professora reforça que para algumas pessoas que buscam aprender outras línguas, a conversa é um dos aspectos que pode gerar mais dificuldades. "Os motivos para isso são vários. Podem não se sentir confortáveis para falar, por questões de timidez e, dentro disso, o receio do julgamento de outras pessoas. Por isso, quando se está entre amigos, em conversas descontraídas sobre o dia a dia ou qualquer outro assunto que tenham em comum, é muito mais natural esse processo de diálogo em outro idioma. O ambiente on-line é menos intimidante e hoje temos diversos aplicativos e plataformas que facilitam nossos contatos virtuais", destaca Mira Monteiro.

Nesse processo, o importante é que haja a prática do idioma, por isso podem falar sobre filmes, esportes, músicas, da banda ou artista favorito. "São muitas as possibilidades de assuntos e há a certeza de que todos trarão muitos benefícios, porque se treina a fala, a escuta e a interação. É uma ajuda mútua. No WhatsApp, por exemplo, a conversa também pode ocorrer por meio de mensagem de texto ou áudio. São elementos importantes para quem deseja aprender e tudo isso sem pressão, porque estão entre amigos", finaliza a professora de idiomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES