Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Aplicativos de chamada de vídeo têm ajudado durante isolamento social

Plataformas como o Skype e WhatsApp são as escolhas mais rápidas e confortáveis para os encontros virtuais

Compartilhe

Em tempos de isolamento social, as tecnologias têm ajudado na aproximação entre familiares e amigos. Na medida do possível, mais do que estreitar os laços e amenizar a saudade, essas plataformas digitais têm sido usadas por muitos como uma excelente ferramenta para conversar em outros idiomas e, assim, garantir a continuidade da aprendizagem de maneira interativa, leve e divertida. Aplicativos de usos comuns, como o  Hangouts, Skype e o próprio WhatsApp, são as escolhas mais rápidas e confortáveis para esses fundamentais encontros virtuais.

A reconfortante e descontraída chamada de vídeo com amigos pode servir como uma oportunidade para aprender enquanto se diverte. Ainda que sem o já habitual contato físico, passar algumas horas do dia a conversar pelas redes sociais com as pessoas que te fazem bem, é imprescindível para o relaxamento nesse período de distanciamento social. A internet, dentro dos seus formatos, tem possibilitado a continuidade dessas relações que podem ser repletas de aprendizados.

Reprodução

A professora Mira Monteiro, da Wizard Teresina, reconhece que o atual cenário exige a permanência em casa para garantir o bem-estar de todos. Ela pontua ainda que o bate-papo on-line com amigos é a solução para colocar os assuntos em dia, bem como praticar algum idioma. "Conversar com os amigos por vídeo em outros idiomas, como inglês e espanhol, é uma excelente maneira de aprender e relaxar nesse momento. A proposta é que possam interagir em outra língua de maneira mais natural e descontraída. Mas, se for melhor, também podem montar uma espécie de roteiro para o momento. O que importa é a prática e estreitar essas relações", comenta.

Com os aplicativos, é possível praticar bastante e continuar em casa, em obediência às recomendações de vigilância sanitária para coibir o aumento dos casos da Covid-19. Esses ambientes de diálogo virtual ajudam a dominar as habilidades de fala, por exemplo. A professora reforça que para algumas pessoas que buscam aprender outras línguas, a conversa é um dos aspectos que pode gerar mais dificuldades. "Os motivos para isso são vários. Podem não se sentir confortáveis para falar, por questões de timidez e, dentro disso, o receio do julgamento de outras pessoas. Por isso, quando se está entre amigos, em conversas descontraídas sobre o dia a dia ou qualquer outro assunto que tenham em comum, é muito mais natural esse processo de diálogo em outro idioma. O ambiente on-line é menos intimidante e hoje temos diversos aplicativos e plataformas que facilitam nossos contatos virtuais", destaca Mira Monteiro.

Nesse processo, o importante é que haja a prática do idioma, por isso podem falar sobre filmes, esportes, músicas, da banda ou artista favorito. "São muitas as possibilidades de assuntos e há a certeza de que todos trarão muitos benefícios, porque se treina a fala, a escuta e a interação. É uma ajuda mútua. No WhatsApp, por exemplo, a conversa também pode ocorrer por meio de mensagem de texto ou áudio. São elementos importantes para quem deseja aprender e tudo isso sem pressão, porque estão entre amigos", finaliza a professora de idiomas.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar