Após doações milionárias, mulher que disse ter tido 10 bebês é desmentida

Governo da província de Gauteng, na África do Sul, anunciou que nenhum hospital tem registro dos nascimentos e que exames médicos afastaram a possibilidade de que mulher tenha estado grávida recentemente.

mulher | reproducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo investigações oficiais, é falso o relato a sul-africana Gosiame Sithole de que ela teria dado à luz 10 bebês no início do mês.

Nenhum hospital na província de Gauteng tem registro desses nascimentos, e exames médicos afastaram a possibilidade de que Sithole tenha estado grávida recentemente, segundo o governo local.

A mulher de 37 anos agora está detida sob a legislação para custódia de pessoas com distúrbios na saúde mental.

A nota do governo de Gauteng não aborda as possíveis razões para a mulher ter inventado a história.

Autoridades desmentem relato de mulher que diz ter tido 10 filhos

O relato dela foi publicado pela primeira vez pelo site Pretoria News, do grupo Independent Online (IOL). Depois que um prefeito confirmou os nascimentos, outros veículos da imprensa, incluindo a BBC, publicaram a história. Mas posteriormente, um porta-voz do governo local disse que o prefeito não tinha visto os bebês e só tinha a palavra da família.

A publicação do Pretoria News dizia que Sithole teve os 10 filhos em 7 de junho no Hospital Universitário Steve Biko na capital, Pretoria, e denunciou a falta de preparo da equipe médica.

A mulher acusou o hospital e o governo da província de encobrir uma negligência médica.

"Essas alegações são falsas, não embasadas e servem apenas para atacar a boa reputação do Hospital Universitário Steve Biko e do governo provincial de Gauteng", disse uma nota da autoridade local, acrescentando que iria processar judicialmente o editor-chefe do Pretoria News, Piet Rampedi, e o IOL.

Doações milionárias

Sithole, que tem gêmeos de seis anos, e seu parceiro Teboho Tsotetsi moravam em Thembisa, um município perto de Joanesburgo, na província de Gauteng.

De acordo com o IOL, eles frequentavam a mesma igreja de Rampedi, onde eles se conheceram em dezembro. Em maio, o editor entrevistou o casal que disse estar esperando oito bebês — fotos mostram Sithole aparentemente grávida.

A surpresa com um número maior de bebês no parto, 10, foi noticiada pelo Pretoria News em 8 de junho, citando Tsotetsi como a fonte.

Mais tarde, o suposto pai disse que recebeu notícias da mulher por mensagens de texto, uma vez que não teria ido ao hospital por conta das restrições em meio à pandemia de coronavírus.

Rampedi também se baseou em mensagens do WhatsApp para apurar a história, e não buscou informações do próprio hospital.

O casal começou a receber doações, incluindo US$ 1 milhão de rands (cerca de R$ 350 mil) do presidente do IOL, Iqbal Survé.

Mas a história começou a gerar suspeitas porque o Pretoria News não divulgou o hospital onde os bebês nasceram.

Somente dez dias após o suposto parto, o IOL publicou acusações contra o Hospital Universitário Steve Biko.

As coisas ficaram ainda mais estranhas depois que Tsotetsi relatou o desaparecimento da mulher e pediu às pessoas que parassem de fazer doações.

Enquanto isso, assistentes sociais conseguiram rastrear Sithole e ela foi internada em um hospital para exames na sexta-feira passada (18).

Um documento de autoria de Rampedi, ao qual o portal News24 teve acesso, pediu desculpas ao IOL pelo "dano à sua reputação". O editor afirmou que deveria ter tratado a história mais como uma investigação do que uma história simpática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES