Após morte de bebês, empresa recolherá cadeiras de balanço

Consumidores são orientados a parar de usar o produto imediatamente.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fisher-Price anunciou o recolhimento de 4,7 milhões de cadeirinhas de balanço automáticas após morte de mais de 30 bebês desde que o produto foi lançado, em 2009. A cadeira, que pode ser programada para simular o movimento de ninar, estaria levando ao tombo das crianças, devido a uma instabilidade. O anúncio do recall foi feito na noite de sexta-feira, dia 12.

A Comissão Americana de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC, sigla em inglês) alertou que consumidores que compraram qualquer modelo da "Fisher-Price Rock 'n roll and Play sleeper" devem parar de usá-la imediatamente e contactar a empresa para reembolso.

No Brasil, o "Fisher Price Rock 'n roll and Play sleeper" é disponível pela loja online Babytunes. São indicadas para uso de recém-nascidos.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já abriu investigação.


—  Caso a há fabricante tiver feito recall no exterior, mas não adotar a mesma política no Brasil, não estão descartadas medidas sancionatórias — diz Luciano Timm, titular da Senacon.

Consultado, o Inmetro informou que convidará a Fischer-Price para uma reunião a fim de obter informações sobre a eventual presença desses modelos no Brasil, além de colher mais dados sobre que procedimentos a empresa adotará no país, diante do risco identificado nos Estados Unidos. É que apesar de não ser regulamentado pelo instituto, o produto faz parte do escopo regulatório, explicou o órgão.

De acordo com a Associated Press, o recolhimento foi anunciado depois de uma semana que a Comissão alertou a população a não usar este tipo de balanço com crianças maiores de 3 meses, já que elas tem mais probabilidade de conseguirem rolar na cadeirinha.

O fundo destinado ao reembolso do produto pela Fisher Price cobre em torno de 4,7 milhões das cadeirinhas, que custam entre U$40 e U$ 149 (R$155 e R$577, respectivamente).

As cadeirinhas de balanço possuem um cinto de segurança que prendea cintura e pernas do bebê. Diversos produtos similares, inclusive da própria Fisher-Price, têm uma haste por cima do produto, que poderia ajudar a impedir que o bebê caia, o que não ocorre neste modelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES