Após pesquisas, criada empresa de insetos comestíveis na Bahia

Insetos destacam-se pelo elevado teor de proteína, com valores que muitas vezes são superiores aos de fontes tradicionais: bovina, suína e aves.

Insetos | Secti
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisadora baiana Carolina de Souza criou a startup Superbugs, que investe em pratos feitos com insetos comestíveis. A ideia da empresa é remodelar esse pensamento negativo em uma proposta que associa sustentabilidade e uma possibilidade de negócio lucrativo.

“O relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já incentivava a pesquisas, produção e consumo de insetos comestíveis como alternativa nutricional para a alimentação", explicou Carolina de Souza.

"Além disso, orientei uma aluna de mestrado da Ufba que buscava caracterizar os nutrientes provenientes de insetos, a fim de inseri-los na alimentação humana. Foi a partir daí que surgiram as primeiras ideias para desenvolver nossa startup na Bahia”.

Pesquisas desenvolvidas com insetos. (Foto: Secti )

De acordo com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os insetos destacam-se pelo elevado teor de proteína, com valores que muitas vezes são superiores aos de fontes tradicionais: bovina, suína e aves.

Carolina de Souza afirma que para quem ainda não está familiarizado com a proposta, o processo de inserção de insetos na alimentação de animais e humanos, não se trata de "gafanhotos temperados" ou "besouros assados".

“Na verdade, nosso projeto visa a implantação de uma empresa de base tecnológica, baseada nos princípios da economia circular e sustentabilidade ambiental, na qual resíduos orgânicos da agroindústria, que poderiam ser descartados na natureza, são reutilizados como ração para os insetos. Esse processo resulta na criação de uma biomassa rica em compostos bioativos que poderão ser usados como matéria-prima para a alimentação”.

Segundo com Carolina de Souza, a inovação deste estudo está em alimentar os próprios insetos, com uma dieta baseada em resíduos orgânicos, contendo substâncias bioativas.

A pesquisadora afirma que a empresa busca avaliar a produção de proteína animal com alto valor biológico, associada a um baixo consumo de água e de terra arável.

"Ao inserirmos os resíduos, estamos gerando uma bioconversão, ou seja, um material que seria descartado em outras diversas cadeias produtivas, ao servir de base de alimentação para esses animais, pode gerar uma fonte proteica de excelente qualidade nutricional", contou Carolina de Souza.

Resultados preliminares excelentes

O projeto, que foi aprovado no edital Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), voltado para apoiar ideias inovadoras, já passou por um estudo piloto e, segundo Carolina de Souza, apresentou resultados preliminares excelentes.

Conforme Carolina de Souza, o estudo se baseia no desenvolvimento de um produto, com foco primeiramente para animais, porém com potencial para serem consumidos por seres humanos.

"A fabricação de produtos no Brasil, feitos à base de insetos, ainda está passando por algumas adequações a nível de legislação, por isso nossa empresa ainda é focada em pesquisa e desenvolvimento", disse a pesquisadora baiana.

"Nosso principal benefício para a sociedade é a oferta de uma fonte alternativa e sustentável de nutrientes para alimentação humana e animal e para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios com alto valor agregado", concluiu.

Carolina de Souza explicou que além da proteína, os insetos apresentam quantidades significativas de aminoácidos essenciais, além de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas e minerais.

"Sem contar que trabalhamos com a possibilidade de baixos investimentos para sua criação e menor uso de recursos naturais, quando comparado a outros animais, o que diminui bastante os já baixos impactos ambientais”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES