Aprenda a cuidar corretamente das patas do cachorro

As patinhas são uma parte muito importante do corpo do animal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cães são seres muito alegres, enérgicos e ativos. Estão sempre brincando e correndo pela casa. Estas ações só são possíveis graças as suas patinhas. Elas são responsáveis por aguentar todo o peso e permitir que o animal se locomova por todos os lugares. Porém, apesar da importância das patas do cachorro, nem sempre os proprietários dão a devida atenção a elas. 

Para ajudar nesta tarefa, iremos dar dicas de como cuidar desta região do corpo. A intenção é chamar a atenção dos donos para evitar doenças e qualquer outro tipo de problema. 

Corte as unhas do cachorro

Diferente dos animais selvagens, os cães não gastam suas unhas naturalmente, pois andam apenas em superfícies lisas. Então, cabe aos donos ficarem de olho no tamanho, já que unhas muito grande são incômodas para o animal. Dessa forma, cortá-las regularmente é essencial.

O ideal é estar num tamanho adequado para evitar acidentes e machucados no pet - unhas compridas prejudicam os demais membros, causando muitas dores ao andar. O comprimento correto é quando ela encosta sua ponta no chão. 

É possível cortá-las em casa caso já tenha experiência, mas todo cuidado é necessário com este procedimento, pois as unhas contêm vasos sanguíneos em seu interior e, se forem cortadas de forma errada, podem sangrar e causar dores. A melhor opção é levar o cão a um profissional, assim não há riscos de machucar o bichinho. 

Limpeza, hidratação e massagem

Verifique regularmente como está o aspecto das patas, principalmente após os passeios. Durante as saídas, é provável que sujeiras fiquem grudadas nos coxins e entre os dedos, como pedaços de folhas, gravetos, pedrinhas, etc. Por isso, logo após chegar em casa, dê uma olha nas patinhas e retire o que encontrar com bastante cuidado usando uma pinça. Se a sua casa tiver um amplo jardim, esta limpeza precisa ser feita diariamente. 

Assim como nossos pés, as patinhas do cachorro também precisam ser hidratadas. Especialmente no inverno, os coxins costumam ficar ressecados e racharem, sendo uma entrada para as bactérias que estão no solo. Além de causar infecção, as rachaduras atrapalham o andar do animal graças à dor. 

Por isso, verifique com o veterinário um hidratante próprio para cachorros. Na hora de passar no animal, aproveite para massagear as patas. Fazer isto estimula as ligações nervosas e melhora a circulação da região. 

Prevenindo doenças

Além de seguir as dicas acima para ajudar a evitar doenças, é importante ficar atento a problemas decorrentes de fatores externos, como é o caso de parasitas. Pulgas, ácaros, carrapatos, entre outros, são as principais causas de coceiras e mordidas nas patas. Eles adoram procurar locais seguros e quentes para se alojarem, e entre os dedos é perfeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES