Árvore de ponta-cabeça: saiba o significado e como fazer essa nova moda

Uma árvore de Natal de ponta-cabeçanormalmente é pendurada no teto, embora algumas pessoas também pendurem árvores menores em uma parede ou porta

árvore ponta-cabeça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora a história da prática da árvore de Natal de ponta-cabeça abarque muitas culturas, os historiadores costumam se concentrar no podłazniczek, que era uma prática popular com raízes no folclore polonês. A prática incluía pendurar uma árvore invertida ou, às vezes, um galho ou saco de estopa dependendo dos recursos da família. 

A árvore era então decorada com cores altamente significativas, incluindo branco (representando a inocência dos bebês), verde profundo (vida durando para sempre), vermelho (bem-estar) e dourado (abundância).

As decorações originais também incluíam frutas, nozes, “maçãs celestiais”, penas, galhos, papel de seda – basicamente qualquer coisa bonita e disponível que se encaixasse no tema. Velas foram acesas nos galhos e presentes empilhados embaixo, aludindo às tradições do Papai Noel que celebramos hoje. 

Essas tradições se fundiram com muitas das histórias religiosamente significativas da árvore de Natal de ponta-cabeça para criar nossa escolha de design para hoje.

Além da tradição polonesa, a árvore de Natal de ponta-cabeça tem origens pagãs definidas por volta do século IV. (Foto: Reprodução)

História por trás da árvore de Natal de ponta-cabeça

Além da tradição polonesa, a árvore de Natal de ponta-cabeça tem origens pagãs definidas por volta do século IV. No entanto, de acordo com a Newsweek, a versão invertida parece ter origens mais cristãs. Country Living descreve contos dessa tendência que datam do século VII, o monge beneditino Bonifácio, que usava a forma para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos alemães. 

Há também uma correlação entre a silhueta de cabeça para baixo e o cristianismo com a tela que lembra a crucificação de Jesus (imagine uma cruz com um topo largo e um mastro estreito) datando do século 12 na Europa Oriental.

Talvez mais popular nos dias modernos, o hábito de pendurar uma árvore de ponta-cabeça se popularizou novamente no século 19 por um motivo simples: economizar espaço. Bernd Brunner, autor de “Inventing the Christmas Tree” explica. “Nas pequenas salas comuns das classes mais baixas, simplesmente não havia espaço” (via CBC). Esse uso eficiente da área de exposição é uma tendência que continua até hoje, uma solução curiosa para os altos preços dos imóveis e a popularidade crescente de casas minúsculas.

Como funciona uma árvore de Natal de ponta-cabeça?

Uma árvore de Natal de ponta-cabeçanormalmente é pendurada no teto, embora algumas pessoas também pendurem árvores menores em uma parede ou porta. A parte do tronco sobe e a parte do topo da árvore desce, mas e depois? Como você decora essas árvores e o que você faz com os presentes?

Muito parecido com uma árvore tradicional, você pode começar envolvendo a árvore com suas luzes ou enfeites favoritas. A maior diferença é a sua estrela do topo da árvore. Claramente, isso precisará ser bem fixado em vez de simplesmente encaixado.

Quanto aos presentes, você terá ainda mais espaço para colocá-los embaixo da árvore!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES