As coisas que você precisa saber sobre Fidel Castro

Fidel Castro gozava de fama de mulherengo e teve muitos filhos

As coisas que você precisa saber sobre Fidel Castro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No post de hoje, selecionamos algumas curiosidades sobre Fidel Castro, morto recentemente. Confira:

1. Nome

Oficialmente, seu nome era Fidel Alejandro. Mas quem teve acesso às suas certidões de nascimento ─ que são várias, devido à condição original de filho ilegítimo, posteriormente regularizada ─ assegura que ele teve outros nomes.

Sobre o assunto, Fidel disse apenas que "em 13 de agosto (dia de seu aniversário) é o dia de São Hipólito Casiano, mas me deram o nome de Fidel por causa do homem que ia ser meu padrinho".

2. Fortuna

O patrimônio de Fidel é um assunto espinhoso, que divide correligionários e detratores. A revista americana Forbes passou a incluí-lo em sua lista de mais ricos a partir de 1997. Em 2006, último ano em que figura na compilação, o líder cubano aparece com uma fortuna de US$ 900 milhões (R$ 3,1 bilhões).

A cifra se baseia em seu "poder econômico sobre uma rede de companhias de propriedade do Estado".

3. Mulheres e filhos

Fidel Castro gozava de fama de mulherengo e até hoje não se sabe quantos filhos o líder cubano teve.

Em seu livro Without Fidel (2009) (Sem Fidel, em tradução livre), a jornalista americana Ann Louise Bardach disse que o total chega a 11, entre legítimos e ilegítimos.

4. Boa sorte

"Se sobreviver a tentativas de assassinato fosse uma modalidade da Olimpíada, ganharia medalha de ouro", disse Fidel em certa ocasião.

"Ele tem uma sorte que pode ser confundida até com algo sobrenatural".

5. Lado artístico

Antes de chegar ao poder, Fidel Castro teria participado de pelo menos duas produções de Hollywood como figurante (durante seus anos de estudante): o musical Holiday in Mexico (1946), e a comédia Easy to Wed (1946). O número de filmes, documentários e séries de que participou totalizam 48.

6. Gosto por charuto

Reza a lenda que o famoso charuto Cohiba foi inventado pelo amigo de um de seus guarda-costas, Eduardo Rivera Irizarri, especialmente para Fidel, em meados dos anos 60.

O líder cubano acabaria por abandonar o hábito em 1985, por razões de saúde. Seu único contato depois dessa data foi quando autografava caixas destinadas a celebridades "em benefício da saúde pública de Cuba".

7. 'Fortaleza'

"Punto Cero" é o nome que os serviços de inteligência cubanos dão a Jaimanitas, como é chamada a residência de Fidel em Havana, por décadas cercada de mistério.

A primeira vez que o público viu registros do interior da casa foi em 2001, quando Dashiel Torralba, ex-namorada de um dos filhos do líder cubano, fugiu de Cuba e entregou um vídeo caseiro à rede de TV americana Univisión.

Situada em um subúrbio de Havana, em uma área onde antes se localizava um campo de golfe, trata-se de uma construção em forma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES