As delícias da culinária turca que são preparados de forma saudável

Uma cultura gastronômica riquissima em vegetais preparados com muitas especiarias, o que torna tudo muito saboroso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Turquia é um país milenar, com uma cultura e uma história riquíssimas, que atravessam os séculos. Mas essas não são suas únicas preciosidades, o país também tem uma gastronomia bem caracteristica também e muito saborosa, composta por receitas saudáveis, já que grãos e vegetais são consumidos em grandes quantidades na dieta do país.

O tipo mais simples e básico de prato incluindo vegetais, é preparado geralmente cortando-se um legume principal, como a abobrinha ou a berinjela, e combinandos com tomates, pimentões e cebolas, que recebem um sabor especial pois são cozinhados lentamente na manteiga. Este é um prato simples para ser apreciado com pães frescos. Uma refeição satisfatória em si.

Já alguns vegetais são preferencialmente regados a azeite. Este seria o terceiro de uma em uma refeição feita com de “cinco pratos” – inciado por uma sopa e seguido de um prato principal, como arroz ou Börek (pequenos pastéis de massa recheada com carne, queijo, espinafre ou outros legumes) e um vegetal ou carne, antes da sobremesa e de frutas. Praticamente todos os vegetais, como os feijões frescos, alcachofras, raiz de aipo, berinjela, feijão ou abobrinha, podem ser cozidos em azeite, e são tipicamente consumidos à temperatura ambiente.

Já para quem busca uma textura mais crocante, existem os legumes fritos: berinjela, pimentão e abobrinha são os mais consumidos, acompanhados de tomate ou molho de iogurte.

Mas, se o paladar pede por mais recheio, tem os "Dolma", termo genérico para vegetais recheados, sendo um derivado do verbo "doldurmak" (preencher). Existem duas categorias de Dolmas: aqueles com uma mistura de carne, e aquelas com uma mistura de arroz. Este último, é preparado em azeite e apreciados em temperatura ambiente.

Já o de carne é considerado um prato principal, e tem como acompanhamento o molho de iogurte. Qualquer vegetal que possa ser preenchido ou envolvido em torno dessas misturas pode ser usado como um Dolma, o que inclui: abobrinha, berinjela, tomate, repolho e folhas de uva. No entanto, o pimentão verde com o recheio de arroz é o “rei” dos Dolmas. Um banquete turco real para os olhos e ao paladar.

Além de todas as delicias já citadas acima, existem numerosos pratos preparados com carne e vegetais, que apresentam receitas únicas. Se falarmos só dos legumes, a berinjela tem um lugar de destaque na culinária turca.

Em uma festa, uma pergunta frustrante para fazer a um turco seria "Como você cozinha uma berinjela"? Uma resposta adequada a essa pergunta: exigiria horas! Mas dois pratos são obrigatórios. Em um deles, a berinjela é dividida longitudinalmente e preenchida com uma mistura de carne. Este é um prato comum de verão, apreciado com arroz branco pilaf. O outra é o "Her Majesty's Favourite", um prato formal e delicado que não é fácil de fazer, mas vale a pena tentar. O nome refere-se à imperatriz Eugenie, a esposa de Napoleão III, que se apaixonou por ela em sua visita ao sultão Abdülaziz.

Sobre a Turquia

Localizada no Mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES