As dores são emocionais ou físicas?

Se dor nas costas, ombros ou pescoço for, na verdade, causada por emoções reprimidas?

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial sofre com dores crônicas nas costas; no Brasil, o índice é de 36%, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)¹. Mas de onde vem tanta dor?

A noção de que dor significa trauma ou dano está profundamente enraizada na consciência da população. Então, se para ter dor tem que ter pancada, quer dizer que 6,7 bilhões (80%) de pessoas no mundo já sofreram algum tipo de lesão?

Mas e se a dor for psicossomática? Se dor nas costas, ombros ou pescoço for, na verdade, causada por emoções reprimidas? Esta hipótese faz mais sentido, afinal, os dados demonstram que 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão ou algum tipo de ansiedade.

No livro “Dor nas Costas – Conexão corpo e mente”, publicado pela Editora Edipro, o doutor e autor John E. Sarno afirma que a principal causa de dor lombar, na coluna e no pescoço não é a anormalidade estrutural, mas a repressão de emoções. Especialista em medicina física e reabilitação, Sarno desenvolveu a teoria da tensão mioneural (TMS sigla em inglês para Tension Myositis Syndrome), metodologia testada clinicamente em milhares de pacientes e apresentada na obra “Dor nas Costas”. O Dr. explica com clareza e descreve os principais componentes que englobam e relacionam as causas para tantas desarmonias no corpo humano e propõe um diagnóstico multidisciplinar para a TMS.

Publicado pela primeira vez em 1991, o livro se tornou imediatamente um best-seller do New York Times ao explicar a síndrome da TMS ao mundo e oferecer cura para livrar-se das dores sem remédios, exercícios ou cirurgia, além da prevenção desses problemas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES