As tecnologias que estarão presentes no futuro

O fim das senhas é uma dessas tendências que virão

As tecnologias que estarão presentes no futuro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As tecnologias estão aí para nos ajudar. Pensando nisso, selecionamos algumas tecnologias que vão mudar completamente a sua vida no futuro. Confira:

1. Órgãos humanos impressos

A tecnologia de impressão 3D ainda não alcançou as massas, em 2016, mas já é extremamente comum no desenvolvimento de vários setores. Na medicina, já estamos chegando ao ponto de conseguir implantes de alto rendimento com a impressão, gerando articulações artificiais, membros prostéticos, dentaduras e válvulas do coração que podem ajudar pacientes na mesa cirúrgica. A previsão é de que nos próximos dez anos, objetos impressos possam substituir órgãos completos e funcionais, feitos com as próprias células do paciente e eliminando o risco de rejeição.

2. Olhos biônicos

Olhos biônicos capazes de melhorar a visão humana devem se tornar completamente normais em poucos anos. Além da visão normal, a tecnologia poderia recuperar falhas no olho e oferecer resoluções perfeitas. Outros recursos como visão infravermelha, captura de fotografias e vídeos disponíveis para reprodução estariam presentes nos olhos.

3. Nanopartículas médicas

Ao invés dos agressivos tratamentos para câncer que conhecemos hoje, avanços em nanotecnologia vão permitir abordagens bem mais delicadas. Doses potentes, porém, minúsculas, de medicamentos serão colocadas exatamente onde deve, reduzindo significativamente as dores e efeitos colaterais dos tratamentos que não são capazes de diferenciar tecidos saudáveis ou não. Dentro de 30 anos, poderá ser mais fácil aplicar vacinas e medicamentos com muito mais eficiência, graças às partículas microscópicas.

4. Colônias em Marte

Por volta de 2050, times de cientistas, pesquisadores e até mesmo civis já vão estar começando a tomar conta do território de Marte. Ainda longe da colonização, as missões vão manter comunidades no país vermelho, com módulos residenciais, possivelmente impressos em 3D nas estações espaciais em viagem. Com o avanço das tecnologias de propulsão, será possível alimentar até mesmo o turismo espacial, e não só viagens com propósitos de pesquisa.

5. Robôs

O clichê do robô empregado pode fazer parte de várias empresas em residências dentro de cerca de 30 anos. Robôs especializados já são capazes de tarefas simples, como a faxina da casa, e vão se tornar cada vez mais populares. Com sistemas de inteligência artificial integrados com relógios, celulares e implantes cibernéticos. Além dos robôs funcionários, alguns com funções emocionais vão se tornar comuns, principalmente para pessoas vulneráveis, solitárias e idosas.

6. Carros sem motoristas

Graças ao avanço em tecnologias de GPS, telecomunicações e inteligência artificial, temos poucos anos até que uma geração de carros sem motoristas seja utilizada para transportes de cargas e pessoas. Isso poderia resultar em bem menos carros na rua, já que seu carro poderia te levar a algum lugar e depois voltar para casa para levar todas as suas famílias para seus compromissos, sem cometer erros. Além disso, a programação de carros ajudaria a evitar, e muito, o número de acidentes.

7. Fim das senhas

Na próxima década, ninguém mais vai precisar decorar senhas bizarras ou correr o risco de ter os códigos secretos descobertos. A biometria – travas com digitais, scanner de íris e face, reconhecimento de voz – deve se tornar o método mais comum para proteção. A tecnologia deve ser utilizada não só sem seus aparelhos tecnológicos pessoais, mas também para contas bancárias ou segurança de aeroportos, por exemplo, nos próximos dez anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES