Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

“Asas” no céu indicam futuro nascimento de planetas

Disco diferente ao redor da estrela SU Aur é composto por correntes de poeira vindas de uma nebulosa

Compartilhe

Tal como um pássaro em voo, com as asas esticadas no vazio no espaço, a estrela SU Aur, muito mais jovem e mais massiva que o Sol, encontra-se rodeada por um disco gigante de formação planetária. Essa estrela está localizada na constelação de Auriga, a cerca de 500 anos-luz da Terra.

Esta imagem, capturada pelo instrumento Sphere montado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), mostra o disco em torno da SU Aur com detalhes sem precedentes. Eles incluem as longas correntes de poeira que se encontram ligadas ao disco.

Asas (Foto: reprodução)

A estrela propriamente dita aparece-nos tapada pelo coronógrafo do instrumento. Esse dispositivo bloqueia a luz emitida pela estrela central com o objetivo de podermos observar as estruturas menos brilhantes que a rodeiam.

As correntes de poeira são compostas por material vindo de uma nebulosa que está fluindo para o disco. Essa nebulosa teve muito provavelmente origem numa colisão entre a estrela e uma enorme nuvem de gás e poeira, o que resultou na forma bastante única do disco de formação planetária e na estrutura da poeira circundante.

Um novo estudo da SU Aur, que fez uso do VLT e de dados de outros telescópios, incluindo o Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (Alma), mostrou que a nebulosa ainda está fornecendo material ao disco de formação planetária. Estas novas observações mostram bem como os discos de formação planetária podem ser complexos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar