“Asas” no céu indicam futuro nascimento de planetas

Disco diferente ao redor da estrela SU Aur é composto por correntes de poeira vindas de uma nebulosa

asas | asas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tal como um pássaro em voo, com as asas esticadas no vazio no espaço, a estrela SU Aur, muito mais jovem e mais massiva que o Sol, encontra-se rodeada por um disco gigante de formação planetária. Essa estrela está localizada na constelação de Auriga, a cerca de 500 anos-luz da Terra.

Esta imagem, capturada pelo instrumento Sphere montado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), mostra o disco em torno da SU Aur com detalhes sem precedentes. Eles incluem as longas correntes de poeira que se encontram ligadas ao disco.

Asas (Foto: reprodução)

A estrela propriamente dita aparece-nos tapada pelo coronógrafo do instrumento. Esse dispositivo bloqueia a luz emitida pela estrela central com o objetivo de podermos observar as estruturas menos brilhantes que a rodeiam.

As correntes de poeira são compostas por material vindo de uma nebulosa que está fluindo para o disco. Essa nebulosa teve muito provavelmente origem numa colisão entre a estrela e uma enorme nuvem de gás e poeira, o que resultou na forma bastante única do disco de formação planetária e na estrutura da poeira circundante.

Um novo estudo da SU Aur, que fez uso do VLT e de dados de outros telescópios, incluindo o Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (Alma), mostrou que a nebulosa ainda está fornecendo material ao disco de formação planetária. Estas novas observações mostram bem como os discos de formação planetária podem ser complexos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES