Asteroide do tamanho de um carro passa a menos de 3 mil km da Terra

Por incrível que pareça, o asteroide se aproximou sem ser detectado

Nasa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um asteroide de tamanho semelhante ao de um pequeno automóvel passou perto da Terra no último domingo, 16. Chamado de ‘2020 QG’, ele esteve a 2.950 quilômetros do planeta, uma distância curta em termos proporcionais.

Para a Agência Espacial Americana, Nasa, isso significa que este é o asteroide que esteve mais próximo do globo sem atingi-lo. Apesar da pouca distância, ele não teria atingido a superfície da Terra, porque teria se dissipado na atmosfera e apenas resíduos cairiam no planeta.

Asteróide (foto: Nasa)

A identificação do asteroide ocorreu depois de seis horas, por meio do Observatório Palomar, nos Estados Unidos. Paul Chodas, diretor da Nasa, também confirmou que a agência espacial não o identificou.

“O asteroide se aproximou sem ser detectado”, afirmou. O asteroide passou próximo ao extremo leste da Austrália, perto do Oceano Pacífico. Tony Dunn, criador do site orbitsimulator.com, postou em seu perfil no Twitter uma animação que reproduz a trajetória do asteroide.

“Ele passou com uma distância menor do que um quarto do diâmetro da Terra”, explicou Dunn. Esse não foi o único asteroide a passar pela terra em 2020. Em janeiro ao menos quatro deles passaram próximo da Terra, entre eles o ‘2002 NN4’ que passou a 5 milhões de quilômetros do globo terrestre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES