Astrônomos anunciam descoberta de exoplaneta totalmente coberto por oceanos

Em artigo publicado no The Astronomical Journal, os cientistas dizem que o corpo celeste poderia ser um “planeta oceânico”

Astrônomos anunciam descoberta de exoplaneta | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, anunciou a descoberta de um exoplaneta que orbita duas pequenas estrelas de um sistema na constelação Draco, localizada a 100 anos-luz da Terra.

O TOI-1452 b, como é chamado, é um pouco maior que o planeta habitado por seres humanos. Sua localização, em relação à estrela que orbita, é ideal para a existência de água líquida na superfície.

Astrônomos anunciam descoberta de exoplaneta (Foto repordução vídeo)

O primeiro sinal da existência do TOI-1452 b foi captado pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). Posteriormente, houve a confirmação do telescópio do Observatório de Mont-Mégantic (OMM), em Quebec, no Canadá.

Astrônomos anunciam descoberta de exoplaneta (Foto reprodução vídeo)

Em artigo publicado no The Astronomical Journal, os cientistas dizem que o corpo celeste poderia ser um “planeta oceânico”, coberto por uma espessa camada de água. A massa do exoplaneta é cinco vezes maior que a da Terra.

Astrônomos anunciam descoberta de exoplaneta (Foto reprodução vídeo)

A estrela hospedeira do TOI-1452 b é menor que nosso Sol. Ele tem uma densidade que só pode ser explicada se uma grande fração de sua massa for composta de material mais leve que aquele da estrutura interna terrestre, como a água. Por isso, os pesquisadores o chamaram de planeta oceânico.

VEJA O VÍDEO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES