Astrônomos confirmam a existência de planeta do mesmo tamanho da terra

Sistema solar esconde surpresas

Planeta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nosso Sistema Solar é composto por diversos corpos. Planetas, o Sol, cometas, meteoritos, exoplanetas e diversas coisas estão presentes em nossa galáxia. O sol é a nossa estrela. A principal do nosso Sistema. E por esse motivo, os planetas giram em torno do mesmo. Até o momento, só conhecem vida aqui na Terra, pois os demais planetas que compõem o Sistema Solar não oferecem condições de vida. No entanto, existem estudos a respeito dos exoplanetas e alguns já afirmam que há outros lugares que podem abrigar seres humanos. Também animais e plantas.

Alguns cientistas dedicam suas vidas em busca desses resultados. E uma equipe, liderada pelos pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, confirmou a existência de um planeta do mesmo tamanho que o nosso. Ele orbita a estrela Proxima Centauri. Ela é a mais perto do sol que é conhecida, e fica a somente 4,2 anos-luz de distância da Terra.

De acordo com o  mostrado na pesquisa, o Proxima b, como é chamado, tem uma massa de 1,17 vezes a massa terrestre. E ele orbita a zona habitável da sua estrela a cada 11,2 dias.

Confirmação

A confirmação foi possível por conta das medidas extremamente precisas da velocidade radial da estrela. Elas foram feitas pelo espectrógrafo suíço ESPRESSO. Ele é o mais preciso que se tem atualmente nesse tipo de operação. Ele foi instalado no Telescópio Muito Grande (VLT), que é operado pelo Observatório Europeu do Sul no Chile.

Essa mesma equipe tinha detectado o Proxima b, mas usando um espectrógrafo mais antigo, o HARPS. Ele é três vezes menos preciso do que o ESPRESSO. E quando comparado, ele tem uma exatidão de 30 centímetros pro segundo.

"Já estávamos muito felizes com o desempenho do HARPS. Ele foi responsável por descobrir centenas de exoplanetas nos últimos 17 anos. Estamos realmente satisfeitos que o ESPRESSO possa produzir medições ainda melhores. É gratificante. E uma recompensa do trabalho em equipe que já dura quase 10 anos", disse Francesco Pepe, professor do departamento de astronomia da Universidade Genebra e líder da equipe ESPRESSO.

Com o  instrumento foi possível saber a massa do planeta com uma precisão de mais de um décimo da massa da Terra. Isso é uma coisa por si só sem precedentes. Esses novos dados mostraram que a massa mínima do Proxima b é de 1,17 a da Terra. E não 1,3 como dizia a anterior.

Possibilidades

Segundo Alejandro Suarez Mascareño, principal autor do estudo, o Proxima b é um dos planetas mais interessantes da nossa vizinhança. E por mais que ele, esteja 20 vezes mais perto da sua estrela do que a Terra está dos sol, ele recebe uma energia comparável. E, teoricamente, é possível que exista água líquida na sua superfície.

Mesmo que o planeta pareça um lugar ótimo para se pesquisar biomarcadores os pesquisadores dizem que ainda é preciso aprender várias coisas. Como sobre o ambiente do planeta antes de sugerir que uma vida poderia ter se desenvolvido nele.

Outra coisa que a equipe precisa resolver são as medições precisas feitas pelo ESPRESSO. Elas levaram à evidências de um segundo sinal nos dados que os pesquisadores ainda não conseguiram estabelecer.

"Se o sinal for de origem planetária, este potencial outro planeta que acompanha o Proxima b teria uma massa menor que um terço da massa da Terra. Seria o menor planeta já medido usando o método da velocidade radial", sugeriu Pepe.

Futuro

Segundo afirmou Christophe Lovis, que é do departamento de astronomia da Universidade de Genebra e responsável pelo processamento de dados do ESPRESSO, a equipe quer investigar todas as questões sobre o Proxima b. E fará isso com a ajuda de instrumentos futuros como o o espectrômetro RISTRETTO, que foi projetado para detectar a luz emitida pela Proxima b.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES