Astrônomos descobrem uma “super terrar” de aspecto rochoso

Planeta provavelmente é inabitado

Exoplaneta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O universo esconde segredos que ainda não desvendamos. Mas todos os dias os astrônomos e pesquisadores descobrem algo novo sobre esse assunto tão profundo e empolgante. A novidade é que foram descobertos três exoplanetas que orbitam em torno de uma das mais antigas estrelas da galáxia, um anã laranja que leva o nome de TOI-561.

Essa estrela está há 280 anos-luz de distância da terra, o que é considera uma distância razoável astronomicamente falando. Um dos planetas que gira em torno dela estrela tem mais ou menos o tamanho de uma terra e meia e tem alguns aspectos parecidos com nosso planeta. Assim como a terra e marte, este exoplaneta, que é o mais próximo da TOI-561, é rochoso. Mas provavelmente seja desabitado.

A importância dessa descoberta é entender que a formação dos planetas é bem anterior a nossa galáxia. Além disso, vislumbrar esses três novos exoplanetas permite que os pesquisadores façam ainda mais descobertas sobre o universo e suas peculiariades.

Segundo o que foi analisado sobre os três novos corpos celestes, o mais externo é o TOI-561 d, que tem aproximadamente 2,3 vezes o tamanho da Terra e um período orbital de 16,3 dias. O segundo é TOI-561 c, que é 2,9 vezes o tamanho do nosso planeta e tem um período orbital de 10,8 anos. Já TOI-561 b é 1,45 vezes o tamanho da Terra e seu período orbital é um pouco mais de 10,5 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES