Atividade física pode ser uma aliada da TPM

Utilizar o ciclo a seu favor pode aumentar a performance

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A TPM é comum entre muitas mulheres. Segundo estudos recentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os sintomas afetam 80% das brasileiras e são causados pela alteração hormonal que o corpo sofre durante o ciclo menstrual, que pode resultar em manifestações físicas e psicológicas, desde retenção de líquidos, fadiga e até irritabilidade.

Ao contrário do que muitas pensam, esses sintomas não são permanentes e podem ser amenizados com a prática de atividade física. Durante o treino, ocorre o aumento do metabolismo e da circulação sanguínea, o que melhora todas as funções do corpo, além de liberar a endorfina, hormônio relacionado a sensação de bem-estar, explica a Master Trainer de Strong By Zumba, Anna Kobe.

Já a ginecologista, obstetra e mastologista Mariana Rosario completa, “o exercício físico potencializa a produção do hormônio serotonina. É um componente presente em grande parte dos remédios que trata a depressão, mas podemos tê-lo, por meio do treino, como um antidepressivo natural.”

A especialista ainda explica que o ciclo menstrual é dividido em duas fases de 14 dias cada: a estrogênica, que é o período após a menstruação, no qual a mulher se sente mais disposta, sem inchaço, com pele e cabelo mais bonitos, pois o estrogênio promove a sensação de bem-estar. A segunda fase é a progestagênica, quando o corpo se prepara para a ovulação e podem ocorrer os sintomas da TPM.

A paulistana Ivoneide Oliveira de Almeida, 46 anos, sofria com inchaços e cólicas, e há um ano e meio tem notado alterações físicas em diferentes dias do ciclo. “Optei por realizar uma atividade física de alta intensidade, que exercita o corpo todo. Investindo poucos minutos do meu dia, não tenho retido líquido próximo a menstruação e minhas cólicas reduziram muito”, revela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES