Atividades físicas podem reduzir sintomas de doenças crônicas

Cardiologistas reforçam que a prática é essencial para um sistema imunológico fortalecido, reduzindo efeitos da covid-19

Exercícios | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em março de 2020, a ameaça de contágio do novo Coronavírus reduziu, ou mesmo parou, as atividades de muitos praticantes de esportes ao ar livre, alunos de academia e atletas amadores. Desta forma, o Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DERC/SBC) recomendou aos órgãos de saúde novas diretrizes para o retorno seguro e gradual dessas atividades.   

De acordo com o professor de Educação Física, Carlos Acosta, as orientações do DERC se fundamentam na prática de atividades físicas como fortalecedoras do sistema imunológico.  “A prática de atividades físicas melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção, o combate e a redução dos sintomas de doenças crônicas- que, por exemplo, podem agravar os efeitos da covid-19. Mas, é importante encontrar as melhores formas de se exercitar, sempre seguindo o protocolo de segurança estipulado pela OMS, durante a pandemia”, pontua.   

Com a flexibilização das atividades nas academias e esportes ao ar livre, o DERC enfatiza medidas para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, como o distanciamento entre os praticantes, ainda que em casa, além do uso de máscaras e álcool em gel. Já nas academias ou locais de aparelhos compartilhados, é preferível que não se divida as séries, mas, se acontecer, é importante que haja higienização dos equipamentos antes e depois dos exercícios.   

"As academias, de um modo geral, foram o espaço mais celebrado com a flexibilização para o ‘novo convívio social’. Recomendações feitas pelo Conselho Federal e Regionais de Educação Física estabeleceram normas para o retorno das atividades, uma vez que Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - SBMEE (2020) afirma que a prática regular de exercícios físicos está associada a uma melhoria da função imunológica em seres humanos”, reforçou Carlos.   

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é essencial que os países adotem as diretrizes globais para o desenvolvimento de políticas nacionais de saúde, em apoio ao plano 2018-2030 de ação global sobre atividade física. O principal tema visa reduzir em 15% a inatividade física até 2030, sendo aprovado por líderes globais de saúde na 71ª Assembleia Mundial da Saúde, na Suíça, em 2018.   

 O professor Carlos também frisa que as videoaulas de ginásticas e outras modalidades de treinamentos, como ciclismo, caminhada e corridas, são as atividades mais procuradas durante o período de isolamento. Ele pontua ainda que os treinos presenciais ou individualizados fazem bastante diferença no bem-estar físico e mental. 

    

“Para muitos especialistas (educação física, fisioterapeutas, cardiologistas, pediatras e outros) o efeito benéfico do esporte ao ar livre repercute na saúde e cria vínculo com atividade física. Afastar os móveis da sala ou do quarto virou e permanecerá como a tendência mais evoluída de prática segura de exercícios, não somente individualizada, mas como a prática que mais movimentou as casas. Nas ruas, o ciclismo teve seu protagonismo, reforçando o lazer aliado à saúde desde a grupos grande até um passeio em família”, finaliza.

Com informações da assessoria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES