Ave com dentes enormes que viveu há 50 milhões de anos é descoberta

Os 'pelagornitídeos' tinham espinhos ossudos e afiados saindo de mandíbulas com formato de serra.

Ave com dentes enormes que viveu há 50 milhões de anos é descoberta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Centistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, descobriram fósseis de um tipo de pássaro enorme e com dentes gigantescos: os pelagornitídeos, ou pássaros "com dentes ósseos". A pesquisa foi publicada no site científico The Conversation. As inforamações são do site IG.

Como o nome sugere, essas antigas aves tinham espinhos ossudos e afiados saindo de mandíbulas com formato de serra. Assemelhando-se a dentes, essas pontas teriam ajudado na caça a lulas e peixes.

Ave com dentes enormes que viveu há 50 milhões de anos é descoberta

Outro detalhe que chama atenção é o tamanho da espécie. Para se ter uma ideia, o maior pássaro voador vivo hoje é o albatroz-errante, que tem uma envergadura que chega 3,5 metros. Os fósseis de pelagornitídeos da Antártica tinham uma envergadura quase duas vezes maior - cerca  6,5 metros de largura. 

A descoberta

Os primeiros vestígios de pelagornitídeos, recuperados de sedimentos de 62 milhões de anos na Nova Zelândia, eram aproximadamente do tamanho de gaivotas modernas. Os primeiros pelagornitídeos gigantes voaram sobre a Antártica cerca de 10 milhões de anos depois. Além desses espécimes, restos fossilizados de outros pelagornitídeos foram encontrados em todos os continentes.

Os pelagornitídeos duraram cerca de 60 milhões de anos antes de serem extintos , na chamada era Pleistocena (2,5 milhões a 11.700 anos atrás). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES