Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Bar no Japão funciona há 1.020 anos vendendo bolinhos de arroz

O local foi criado para ajudar a receber japoneses fugindo da pandemia. Não, esqueça o coronavírus. Estamos falando de uma praga no ano 1000

Compartilhe

Ao lado de um templo religioso em Kyoto (Japão) funciona um pequeno bar artesanal que vende mochi, um tradicional bolinho de arroz, e algumas bebidas típicas, especialmente chá, para acompanhar. O local foi criado para ajudar a receber japoneses fugindo da pandemia. Não, esqueça o coronavírus. Estamos falando de uma praga no ano 1000.

Sim, o estabelecimento, batizado como Ichiwa, sobreviveu a várias dinastias, guerras, pragas, desastres naturais, mudanças de gerações e crises financeiras. E, mais recentemente, está sobrevivendo à Covid-19. São 1.020 anos funcionando ininterruptamente, contou o site "Piece Business". O segredo, diz, a proprietária, Naomi Hasegawa, é investir em apenas um artigo e ser o melhor de todos. O freguês e os seus descendentes sempre voltam, século após século.

Ichiwa

Naomi se orgulha de os clientes nunca mudarem de perfil: são sempre peregrinos. Isto seria um outro ponto para explica o sucesso do negócio milenar.

O Japão é uma superpotência tradicional, com muitos negócios familiares. A nação é residência de mais de 33 mil empresas com pelo menos 100 anos de história, mais de 40% do total do mundo. Mais de 3.100 operam há pelo menos dois séculos. Cerca de 140 existem há mais de 500 anos. Ao menos 19 dizem ter raízes no primeiro milênio. Essas companhias bem duradouras são conhecidas como shinises.

A gigante dos games e do entretenimento nipônica Nintendo, por exemplo, começou suas atividades 131 anos atrás, fabricando jogos de cartas.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar