Batman? morcego gigante pode chegar até dois metros de envergadura

O Pteropus vampyrus foi colocado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como “quase ameaçada”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

o Pteropus vampyrus, Conhecido como raposa-gigante-voadora, é, na verdade, uma espécie de morcego gigante da família Pteropodidae. Eles são conhecidos também como morcegos-das-frutas ou megamorcegos. Apesar do tamanho e do visual assustadores, esses animais são considerados inofensivos. As informações são do IG.

O nome cientifico da raposa-gigante-voadora foi inspirado nos vampiros. Por conta do tamanho avantajado de suas asas, os pesquisadores relacionaram a figura do animal com a do ser mitológico, cuja lenda, por sua vez, foi inspirada no comportamento de morcegos menores da Europa.

Já o nome popular de raposa-voadora foi dado por ingleses no século XVIII, pela semelhança física do rosto do animal com o da raposa vermelha.

Reprodução

Entre todas as espécies de megamorcegos, o  Pteropus vampyrus  é a maior. Esse tipo de  morcego gigante pode passar de um metro de altura e de dois metros de envergadura quando está com as asas abertas. Eles vivem nas regiões tropicais do sudeste da Ásia e podem ser encontrados em países como Filipinas, Indonésia, Malásia, entre outros.

Eles se alimentam exclusivamente de frutas e néctar de flores e vivem em florestas. Ao contrário das espécies mais conhecidas de morcegos, eles não utilizam ecolocalização para se locomoverem, e possuem a visão e o olfato muito apurados.

Reprodução/Stock Photos

Espécie ameaçada

O Pteropus vampyrus  foi colocado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como "quase ameaçada". De acordo com a organização, as mudanças climáticas e os caçadores estão diminuindo a população da espécie.

Os animais são caçados exclusivamente por seu tamanho e por conta de lendas locais que dizem que a espécie atacaria e chuparia o sangue de humanos, o que não é verdade. Por se alimentar de néctar, o morcego gigante é um tipo de animal considerado muito importante para o ecossistema local, uma vez que eles auxiliam na polinização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES