Bebê gorila de dois pais reintroduzidos no Gabão nasce na natureza

ONG que acompanha os gorilas reintroduzidos no Parque Nacional de Planaltos Bateké no Gabão, o bebê gorila, que aparentemente está saudável

Bebê gorila | AFP-Arquivos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um bebê gorila nasceu na natureza no Gabão a partir de dois pais de parques zoológicos francês e britânico, anunciou nesta terça-feira (29) o parque zoológico francês de Beauval.

“É uma notícia extraordinária, um fato inédito mundial muito importante para a conservação desta espécie em via crítica de extinção”, declarou à AFP Delphine Delord, diretora associada do ZooParc de Beauval, no centro da França

Sua mãe, Mayombé, nasceu no ZooParc de Beauval, e seu pai, Djongo, nasceu no zoológico de Port Lympne (Reino Unido).

Vida saudável

Segundo os cuidadores da Fundação Aspinall, a ONG que acompanha os gorilas reintroduzidos no Parque Nacional de Planaltos Bateké no Gabão, o bebê gorila, que aparentemente está saudável, teria nascido na madrugada de 13 para 14 de junho.

Bebê gorila é frágil e exige cuidados especiais. (Foto:  AFP-Arquivos)

“A natureza é magnífica. Tudo pode acontecer. Este bebê é frágil, mas no momento Mayombé (13 anos) mantém seu recém-nascido em uma posição perfeita e o alimenta bem”, disse Debord.

“Djongo (15 anos) se aproxima deles muito lentamente. Foi inclusive visto nas imagens das câmeras – que são ativadas quando os animais passam – tocando o bebê. A mãe permitiu”, afirmou.

“Os gorilas machos têm um papel a desempenhar no desenvolvimento de sua descendência. Assistimos à criação de um início de grupo que será reforçado com a reintrodução de outra fêmea nascida na Inglaterra”, afirmou.


Este nascimento sugere um “possível futuro melhor para esta espécie”, comentou Rodolphe Delord, presidente do ZooParc e da associação Beauval Nature, que acompanhou a transferência de Mayombé para o Gabão em 2019.

Segundo Beauval Nature, nas planícies do oeste do Gabão restariam “entre 150.000 e 250.000 gorilas”. Acredita-se que cerca de “800 indivíduos” vivem em zoológicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES