Bebê nasce com o irmão dentro da barriga e intriga médicos

Caso aconteceu na Colômbia

Bebê tinha outro feto dentro de si mesmo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gravidez é um momento de diversas transformações no corpo. Mas será possível uma criança nascer dentro de outra? Esta condição rara intriga os médicos.

Crédito: divulgação.

Conhecido popularmente como feto no feto, esse caso é realmente raro, tendo um caso a cada um milhão. Para ser exatamente exato, dentro da literatura médica, existem apenas 100 registros desse caso ao todo.

Itzamara nasceu recentemente em Barranquilla, porto colombiano. Os médicos notaram a anormalidade enquanto Itzamara ainda estava no ventre de sua mãe, Monica Vega. Isso torna as coisas ainda mais raras, uma vez que a condição costuma ser notada apenas na infância. Ou seja, na maioria das vezes, a criança nasce e só depois de mais velha, quando o corpo começa a dar sinais, os médicos descobrem que existe um feto dentro de seu corpo.

Na 35° semana de gravidez, durante uma ecografia, os médicos notaram que o bebê parecia ter um cisto. Em uma inspeção mais detalhada, descobriram que na verdade era um "feto" que estava dentro do abdômen do bebê.

"[É] uma das coisas mais estranhas e fascinantes já vistas na medicina materno-fetal", disse ao El Heraldo o Dr. Miguel Antonio Parra Saavedra, que tratou do caso na clínica La Merced, em Barranquilla.

Crédito: divulgação.

Itzamara nasceu na 37° semana, através de cesariana, em fevereiro desse ano. O seu peso era saudável, sendo de 3,2 kg. Um dia após seu nascimento, os médicos realizaram uma cirurgia na bebê para remover o gêmeo mal formado que estava dentro dela, porém, em desenvolvimento.

"Nós comunicamos o cenário para a mãe, já que é um evento extremamente raro, mas ela nunca tinha ouvido falar sobre isso antes. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que esse fenômeno pode ocorrer na natureza humana", acrescentou o médico, Dr. Parra Saavedra.

O pequeno feto tinha apenas 14 milímetros, sem coração e cérebro, contendo apenas membros rudimentares. Depois de cortar o cordão umbilical que os ligava, o feto morreu. Itzamara está bem e caminha para uma recuperação completa. "Ela tem uma pequena cicatriz no abdômen, mas é normal, exceto que o mundo inteiro está falando sobre ela", disse Dr. Parra-Saavedra ao The New York Times.

Os cientistas não sabem ao certo a causa do "feto no feto", no entanto, acredita-se que isso comece a ocorrer nas primeiras semanas de gestações, depois que um feto envolve o outro. O gêmeo envelopado torna-se "parasitário" e depende do suprimento de sangue do gêmeo "hospedeiro".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES