Bebê nasce em saco amniótico e fica “sem respirar” por 2 minutos

Os médicos optaram por fazer o parto empelicado para proteger o bebê

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rompimento do saco amniótico, também conhecido como bolsa, é um dos principais sinais que a mãe está entrando em trabalho de parto. No entanto, nem sempre isso acontece e o bebê nasce envolto pela membrana, que o mantém imerso no líquido amniótico. É o que aconteceu com uma criança em Fuzhou, no leste da China. As informações são da Revista Crescer.

Após uma cesárea, o bebê, de 2,5 kg, nasceu envolto por seu saco amniótico e ficou por mais de dois minutos sem respirar pelo nariz até os médicos retirarem a criança da membrana protetora. A mãe, de 36 anos, ficou grávida após um tratamento de fertilização in vitro. Há algumas semanas antes do parto, ela começou a reclamar de dor abdominal e sangramento vaginal.

(Foto: Asia Wire)O parto empelicado pode ser feito intencionalmente pelo médico, apesar de ser uma situação rara. Segundo o obstetra Pan Mian, esse método foi necessário, porque o bebê estava mal posicionado e teve complicações no cordão umbilical. “Nós optamos por esse procedimento, porque os bebês prematuros são mais fracos. Quando a criança nasce envolta pela membrana protetora, é possível reduzir a perda de umidade da pele e evita o decontrole de temperatura” diz o médico ao Asia Wire.

Parto empelicado: preciso ficar preocupada?

Os médicos ainda não sabem explicar porque esse tipo de parto ocorre, mas o parto empelicado não traz nenhum risco, nem para a mãe nem para o filho. Muito pelo contrário, tanto a bolsa quanto o líquido amniótico protegem o bebê das contrações muito fortes do útero, diminuindo os riscos de traumas por meio do canal vaginal.

Os partos empelicados podem ocorrer também durante cesáreas e são desejados pelos médicos quando a mãe tem alguma doença infecciosa, como HIV, pois o saco amniótico impede o contato direto do bebê com o sangue materno.

No entanto, para o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Albert Einstein, é preciso ficar atento para não deixar o bebê por muito tempo envolto pelo saco amniótico fora do útero. Segundo o especialista, enquanto a criança está presa ao cordão umbilical, que faz a comunicação entre a placenta e o feto, ela tem acesso aos nutrientes e ao oxigênio.

Porém, no momento em que a bolsa sai para fora, a placenta entra em um processo de dequitação — momento em que ela se solta da parede do útero. Dessa forma, a troca de oxigênio e nutrientes com o bebê cessa.

(Foto: Asia Wire)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES