Beber água ajuda a manter a imunidade em dia? Descubra

Especialistas explicam sobre a relação de manter-se hidratado para melhorar as defesas do organismo.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você está em quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) já deve ter se informado sobre o que é necessário para manter a imunidade alta: boa alimentação, prática de exercícios , consumo de vitaminas e manter-se hidratado. As informações são do IG.

De acordo com a nutricionista do Hospital do Coração Maria Fernanda Vischi D’Ottavio a água tem uma função muito importante no sistema imunológico dos seres humanos. “Manter a hidratação adequada é uma das maneiras de ajudar o sistema imune a funcionar adequadamente. A água dentro do nosso organismo exerce várias funções, entre elas a de excreção de impurezas e manutenção da temperatura corporal”, conta ao Delas.

Se há poucas impurezas no seu corpo, as células de defesa tem mais tempo para se preocupar com outras ameaças, como a Covid-19 , por exemplo. “A excreção de purezas colabora na eliminação de substâncias não desejáveis no corpo reduzindo o trabalho do sistema inume. Sobra 'mais tempo' para o sistema imune combater outros fatores que possam ser prejudiciais à saúde”, explica.

Quanto líquido devo ingerir durante o dia?

Os médicos divergem sobre a quantidade de água essencial para um adulto ingerir durante o dia. Os fatores de clima e ambiente interferem nesse consumo: em dias quentes o consumo de água é maior que em dias frios, o mesmo para quando praticamos atividade física ao invés de ficarmos sentado no sofá. Porém, há uma recomendação geral de beber entre seis e oito copos de água por dia .

Companheira de Maria Fernanda no HCor, a nutricionista Rosana Perim dá uma dica para diversificar na hidratação. “Ao longo do dia, alterne o consumo de água com suco de frutas, água de coco, bebidas reidratantes e chás. Assim não há necessidade de contar somente com os copos de água para garantir a hidratação”.

O número citado acima é, como falado, uma recomendação. Médicos apontam que tomar um pouco menos de água não prejudicará seu corpo. Porém, é essencial se atentar aos sintomas de desidratação:

urina amarela escura;

cansaço e tontura;

secura na boca, nos lábios ou nos olhos;

urinar menos de quatro vezes ao dia.

Se notar algum desses sinais, é hora de beber um copo de água.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES