Bispo assume controle de bordéis em Londres

Teve uma época, durante a Idade Média, em que a prostituição era vista com dois olhos

O bispo | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve uma época, durante a Idade Média, em que a prostituição era vista com dois olhos. Por um lado, era moralmente condenada pela Igreja, pelo outro, era permitida pelo Estado. Ou seja, dependendo de quem ocupasse o trono de São Pedro, os bordéis eram mais ou menos perseguidos ou tolerados. Para alguns membros da igreja, como o bispo Enrique de Blois, os bordéis só estavam errados, se não lhe rendessem lucro. Por esse motivo, ele fez questão de administrar toda a região de Londres, onde havia os bordéis. Com informações do Fatos Desconhecidos.

E esse posicionamento não era tão distante da opinião de outros religiosos. Exemplo disso é o Santo Agostinho, que disse certa vez: "Feche os bordéis e a luxúria invadirá tudo". São Tomás de Aquino também se pronunciou sobre o assunto. Ele disse o seguinte: "Deve ser permitido, porque se baníssemos todas as coisas ruins, perderíamos muitas coisas boas". Então, seguindo esse pensamento ou não, o bispo Enrique comandou, durante anos, os vários prostíbulos londrinos.

O bispo

prostituição, na Idade Média, era permitida, mas, em determinados bairros, devia ser escondida, como nos bairros mais ricos. Em Londres, os bordéis foram retirados do centro da cidade, e instalados em Southwark, no Condado de Surrey. Essa área ficou conhecida como "Liberty" (liberdade). Ali, tudo era permitido, inclusive o que era considerado "imoral". Lá, era possível encontrar os mais variados bordéis, shows de rua, jogos de azar e até apostas, em brigadas de animais. Era, literalmente, uma terra sem lei, onde você poderia perder, desde a sua dignidade até o último centavo, se não fosse assaltado no caminho.

Liberty era o "sexo, drogas e rock and roll" da época. Nem a cidade de Londres nem do condado de Surrey tinham poder sobre Southwark, a única autoridade lá era o bispo de Winchester, um dos maiores donos de terra da Inglaterra e tesoureiro do rei.

Enrique de Blois foi nomeado bispo de Winchester, em 1129, por então rei Stephen, que era o seu irmão. Como tal, lhe concedeu vários privilégios, como cobrança de impostos e autorização para construir um palácio, para ser a sua residência oficial.

Como tamanho poder em suas mãos, o bispo começou a ter mais poderes, quando começou a receber as taxas cobradas aos bordéis, às prostitutas, às tabernas e aos demais negócios da região. Era oficial, o bispo de Winchester foi o chefe da Liberty, o maior centro de prostituição de Londres.

Os bordéis

Vendo que Southwark tinha se tornado uma espécie de Sodoma e Gomorra medieval, o sucessor do bispo Enrique, Esteban Henrique II, estabeleceu algumas regras. No total, foram 39 regras que tinham o intuito de trazer ordem ao caos. O chamado "Ordenanças relativas as casas de banho de Southwark sob a direção do Bispo de Winchester" estabelecia regras aos bordéis e para as prostitutas.

As prostitutas, por exemplo, tinham que se registar com o bispo. E tinham a liberdade de entrar e sair dos bordéis, sempre que quisessem. Porém, não podiam trabalhar nos dias de feriados religiosos. E a figura do cafetão era proibida. Quanto aos bordéis, eles não podiam empregar mulheres casadas, freiras, grávidas ou pessoas com "doença ardente" (DSTs, como gonorreia e sífilis). Também não tinham o direito de prender os clientes que não pagassem. Nesses casos, eles tinham que reportar o ocorrido ao bispo.

Tudo era regulado, até os valores que as prostitutas pagavam, para usar os quartos dos bordéis. E não se podia vender comida ou bebida nesses locais, para evitar a competição com outros comércios da região.

A violação de qualquer uma das regras implicava em multas, que iriam todas para os cofres do bispo. Esse, inclusive, lucrou muito com esse negócio, considerado "imoral" para a igreja.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES