Bizarro: Foto mostra íris descolado do olho humano

íris é a responsável por controlar o diâmetro da pupila, regulando a quantidade de luz que passa pelo olho.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cor dos olhos sempre é uma das primeiras coisas que as pessoas dão ao se descreverem ou tentarem falar como os outros aparentam ser fisicamente. Ela é tão importante para a vaidade e para o ego que até lentes coloridas já foram criadas para podermos alterar a cor. Agora, já pensou como seria um olho sem a estrutura que lhe dá a tonalidade?

Para oftalmologistas pode até ser uma pergunta banal, mas o resto da população não está acostumado a ver um olho com a íris descolada. A imagem de uma situação como essa foi compartilhada pelo New England Journal of Medicine (NEJM) perguntando se os leitores saberiam identificar qual era o problema que aquele olho apresentava.

Muita gente não sabia, mas se tratava de uma iridodiálise traumática, que faz com que a íris se desprenda do corpo ciliar. A íris é a responsável por controlar o diâmetro da pupila, regulando a quantidade de luz que passa pelo olho. Apesar de ser visualmente assustadora e potencialmente séria se não tratada, a iridodiálise pode ser curada com remédios anti-glaucoma ou, em casos mais graves, com cirurgia.

Veja:

Olho com a íris descolada (Foto: NEJM)

O olho divulgado pelo NEJM pertence a um homem que sofreu um acidente com a corda elática de sua moto. Ele passou uma semana com dor no olho esquerdo após a contusão e passou a enxegar tudo embaçado. Quando procurou o médico, descobriu que o acidente, aparentemente banal, tinha sido mais grave do que ele pensara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES