Brasileiro ficou mais pobre em 10 anos

A maioria dos habitantes de outros países ficaram mais ricos

Poder de compra | Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao contrário do resto do mundo, os brasileiros ficaram mais pobres na última década. Segundo o índice do Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, o recuo foi de 0,2% ao ano. Já o resto do mundo, em média, cresceu, anualmente, 0,4%. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia Fundação Getúlio Vargas (FGV) a partir de um banco de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O desempenho ruim do Brasil é calculado pelo índice de Paridade do Poder de Compra (PPC), que indica que o brasileiro perdeu capacidade de consumo durante os últimos dez anos.

Brasileiro perdeu poder de compra. Crédito: Pexels.

O PIB per capita é um importante indicador porque ele é um reflexo de tudo aqui que foi produzido de riqueza pelo país dividido pelo número de habitantes. Este é um indicador internacional. Este levantamento faz um paralelo entre ganhos monetários e populacionais.

Para se ter ideia da redução do poder de compra, em 2010, os brasileiros tinham uma renda anual média de US$ 14.931,10. Em 2020 caiu para US$ 13.777,44. O Brasil fica comparado a de países mais pobres. Quando comparado a países de economia parecida, o Brasil fica praticamente na lanterninha. Afinal, o avanço médio do PIB per capita foi de 2,5% entre 2011 e 2020 entre essas nações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES