mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Brasileiro ficou mais pobre em 10 anos

A maioria dos habitantes de outros países ficaram mais ricos

Ao contrário do resto do mundo, os brasileiros ficaram mais pobres na última década. Segundo o índice do Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, o recuo foi de 0,2% ao ano. Já o resto do mundo, em média, cresceu, anualmente, 0,4%. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia Fundação Getúlio Vargas (FGV) a partir de um banco de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O desempenho ruim do Brasil é calculado pelo índice de Paridade do Poder de Compra (PPC), que indica que o brasileiro perdeu capacidade de consumo durante os últimos dez anos.

Brasileiro perdeu poder de compra. Crédito: Pexels.Brasileiro perdeu poder de compra. Crédito: Pexels.

O PIB per capita é um importante indicador porque ele é um reflexo de tudo aqui que foi produzido de riqueza pelo país dividido pelo número de habitantes. Este é um indicador internacional. Este levantamento faz um paralelo entre ganhos monetários e populacionais.

Para se ter ideia da redução do poder de compra, em 2010, os brasileiros tinham uma renda anual média de US$ 14.931,10. Em 2020 caiu para US$ 13.777,44. O Brasil fica comparado a de países mais pobres. Quando comparado a países de economia parecida, o Brasil fica praticamente na lanterninha. Afinal, o avanço médio do PIB per capita foi de 2,5% entre 2011 e 2020 entre essas nações.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail