Bruxismo: desgaste pode acarretar até tratamento de canal

Além de transtornos como sensibilidade dentária e dor de cabeça, problema pode causar dano permanente aos dentes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante à noite ou durante o dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente. O bruxismo causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”, explica o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética.

Ainda não há consenso entre os médicos sobre as causas desse problema, porém, alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e também psicológicas. Segundo o cirurgião-dentista, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando por uma fase de estresse. “Normalmente atletas têm”, afirma o especialista.

Segundo Rafael Puglisi, a pessoa costuma descobrir que tem bruxismo quando percebe um desgaste prematuro nos dentes, entre outros incômodos, como por exemplo, a dor na face.

“O paciente nota que os dentes estão desgastando, acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, sente também sensibilidade nos dentes quando machuca, quando morde e mastiga”, esclarece Puglisi, conhecido por tratar os sorrisos de várias celebridades do país, como Neymar, Marina Ruy Barbosa e Giovanna Ewbank, entre outros.

De acordo com o especialista, a toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário. “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”, finaliza o cirurgião-dentista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES