Cachaça não é água, não! Saiba como o álcool afeta o coração

Especialista dá dicas em como aproveitar feriado sem prejudicar o órgão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com últimos dados da Organização Mundial de Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas cresceu mais de 43% na última década no Brasil. Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas aumenta os riscos de doenças cardiovasculares até para quem não possui histórico familiar.

"As arritmias cardíacas costumam aparecer quando há um consumo exagerado de álcool, o tipo mais frequente em datas festivas é a fibrilação arterial, que pode ocasionar em mal-estar, fraqueza e queda na pressão", conta o especialista.

Você pensa que cachaça é água

Como se apenas o álcool já não bastasse, os riscos aumentam ainda mais quando misturado com bebidas energéticas. Essa prática é bastante comum e pode fazer com que o coração bata de forma acelerada e fora de ritmo.

"O álcool misturado com energético potencializa as chances de arritmias, já que as duas substâncias afetam o miocárdio, o músculo cardíaco. O aumento da frequência cardíaca causada pelo excesso de álcool é chamado de Holiday Heart Syndrome ou síndrome do coração pós-feriado, que pode levar o paciente à morte súbita", alerta o cirurgião.

Cachaça não é água, não!

Para aproveitar a bebida sem colocar a saúde geral do organismo em risco, é preciso tomar alguns cuidados: saia de casa bem alimentado, não faça uso de drogas, evite as bebidas energéticas, não exagere nas bebidas alcoólicas, não dirija e se mantenha hidratado.

"Para evitar os danos que o álcool causa no organismo, principalmente no coração, é preciso estar hidratado. As bebidas alcoólicas desidratam as células, por isso, é recomendado que após cada drink, o dobro de água deve ser ingerido. Caso sinta tontura, palpitações, dor no peito ou falta de ar, procure ajuda médica", finaliza Élcio Pires.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES