Cachalotes estão aprendendo a escapar de caçadores, diz estudo

Cachalotes inteligentes ainda podem ensinar uns aos outros a evitar os caçadores

Cachalotes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cachalotes que compartilham a Intel podem ter ensinado uns aos outros como evitar arpões quando os baleeiros começaram a caçá-los, há 200 anos. Um novo estudo apresenta evidências de aprendizagem social nos animais e oferece uma janela para uma forma de cultura das baleias.

A pesquisa se concentrou nos diários de bordo baleeiros do século 19 do Pacífico Norte, que registravam detalhes das caçadas, como o número de baleias avistadas ou arpoadas em uma determinada viagem. A análise mostra que a taxa de ataque de navios caiu 58% em menos de dois anos e meio depois que os baleeiros chegaram pela primeira vez à região.

Cachalote (Foto: reprodução)

O estudo, publicado pela Royal Society, combinou o trabalho dos pesquisadores de cetáceos Hal Whitehead e Luke Rendell e do cientista de dados Tim D Smith. A análise deles concluiu que a queda não pode ser atribuída a outros fatores, como baleeiros inicialmente visando baleias vulneráveis e, portanto, aumentando seu número.

Em vez disso, eles acreditam que as baleias compreenderam a ameaça e adaptaram novas estratégias de fuga, como nadar contra o vento dos navios movidos a vento. Essas informações foram então compartilhadas em seus pods, sugerindo rápido aprendizado social, evolução cultural e comunicação em tempo real.

Cachalotes, que têm os maiores cérebros de qualquer animal na Terra, vivem em estruturas sociais complexas e se comunicam por meio de cliques semelhantes aos de um sonar que viajam debaixo d'água.

Este estudo ajuda a destacar que as baleias e os golfinhos têm cultura e aprendizado social, diz Nicola Hodgins, pesquisadora da Whale & Dolphin Conservation .

“Certamente há um elemento de observar e aprender nesses animais, observando seus pais e colegas e, em seguida, imitando esse comportamento, bem como a comunicação acústica.”

A caça comercial à baleia foi proibida na década de 1980, mas dezenas de milhares de baleias ainda são mortas por humanos todos os anos. “Hoje, as baleias terão que aprender como evitar os ataques de barcos e navios”, diz Hodgins. “A diferença no número de embarcações na água - desde embarcações militares a navios de cruzeiro e jet skis - é enorme. Também há mais redes.

“Sabemos que baleias e golfinhos são incrivelmente inteligentes e devem ter vidas sociais complexas. Esta pesquisa fascinante não apenas destaca que isso acontece, mas, esperançosamente, significa que, por sua vez, podemos protegê-los melhor. ”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES