Cadela ganha próteses após ser abandonada em floresta e perder as 4 patas

Veterinário chegou a recomendar que a cadela fosse sacrificada por conta de seu estado grave.

Cadela ganha próteses após ser abandonada e perder as 4 patas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cadelinha Monika foi abandonada em uma floresta russa no fim do ano passado, muito debilitada: ela perdeu as quatro patas e estava com feridas severas.

Monika foi resgatada por uma equipe de trabalhadores de uma vila perto da floresta. Eles não sabiam o que fazer com a cachorrinha e a levaram para uma ONG de animais.

Os voluntários cuidaram dela, amputaram os membros feridos e ela precisou até de transfusão de sangue. Quando foi levada a um veterinário, ele não titubeou: recomendou que a cadela fosse sacrificada por conta de seu estado grave.

Monika ganhou quatro patinhas de titânio — Foto: Rostislav NETISOV / AFP 

Mas duas das voluntárias se recusaram a sacrificá-la e encontraram Sergei Gorshkov, veterinário com experiência em implantação de próteses de titânio. Desde 2005, ele já operou 37 animais, mas nunca um cãozinho.

As quatro próteses custariam mais de US$ 5,4 mil (mais de R$ 30 mil). O único jeito de bancar essa operação seria por doações. Elas corriam contra o tempo, mas decidiram criar uma vaquinha on-line.

Deu certo e as quatro próteses de Monika foram feitas por uma impressora 3D perto de Moscou. Depois, passaram por alguns processos essenciais para o funcionamento delas, feitos na Universidade Politécnica de Tomsk.

Só então elas chegaram à clínica em que a cadela foi operada. Em duas semanas de cirurgia, Monika já consegue ficar em pé e andar com as quatro patinhas de titânio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES