Calor provoca brigas entre animais e tensão social na Índia

A aflição em torno da água também provocou tensões sociais no país de 1,3 bilhão de habitantes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As temperaturas extremas registradas na Índia desde a última semana vêm provocando reflexos que vão além dos seres humanos. Com termômetros acima de 50°C em algumas regiões do país, macacos e tigres têm demonstrado comportamentos incomuns. No estado de Madhya Pradesh, no norte indiano, 15 primatas foram encontrados mortos em um bosque. As informações são do Extra.

A suspeita é de que os animais tenham brigado com uma manada rival pelo acesso à água, escassa em decorrência do calor. De acordo com P. N. Mishra, funcionário florestal do distrito, os macacos viviam em cavernas em um grupo de 30 a 35 primatas, em que brigas do tipo não são comuns.

— Isso é raro e estranho, já que os herbívoros não participam de conflitos deste tipo — explicou Mishra em entrevista à rede indiana "NDTV ". — Alguns grupos de macacos que são maiores em número e dominam a região em particular podem ter afugentado o grupo menor por conta da água.

Uma necropsia realizada nos macacos apontou que a causa da morte está potencialmente ligada ao calor. Os primatas, no entanto, não são os únicos a sofrerem com a falta de água em decorrência das altas temperaturas. Moradores de aldeias próximas a reservas florestais têm se deparado com tigres que abandonam seu habitat natural para fugir da seca.

O clima também castigou a região de Uttar Pradesh, no norte do país, afetada por uma tempestade de areia que deixou 24 mortos no fim da última semana. A sequência de eventos foge do esperado para junho, mês das chuvas de monção na Ásia. As tempestades atrasaram mais de uma semana em relação ao previsto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES