Câmera amarrada em tubarão mostra como é a visão do animal; assista

O feito foi capaz de responder diversas perguntas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reino animal é um grande mistério para nós, seres humanos. Mesmo com todos os estudos que mostram como são e as coisas mais secretas dos animais, ainda é impossível sabermos tudo. Já parou para pensar como é correr como um Guepardo no campo, ou como é ficar parado no ar, voando como um beija flor? Essas são dúvidas básicas das pessoas. Muitas pessoas também têm curiosidade de saber como um animal vê o mundo. 

Você já se perguntou o que um tubarão vê quando está caçando? Agora é possível ver isso graças a um grupo de cientistas. Eles capturaram grandes tubarões brancos enquanto caçavam em algas marinhas. Após isso, colocaram câmeras nos animais e essa foi a primeira vez que o comportamento foi observado em grandes tubarões dessa espécie. O feito foi capaz de responder diversas perguntas. 

Reprodução/ Youtube

Comparado com os animais terrestres, levantar-se perto dessas criaturas nas profundezas do oceano pode ser algo extremamente difícil. O estudante de doutorado Oliver Jewell, da Universidade de Murdoch, na Austrália, conseguiu prender câmeras nesses tubarões junto com seus amigos.

Assista:

A intenção disso foi estudar como eles caçam focas ao largo da costa da África do Sul. A Costa Sul-ocidental da África do Sul é conhecida pelos tubarões que caçam foca no lugar. Além disso, eles aparecem com frequência na superfície para procurar por suas presas. Os tubarões costumam prender-se na superfície quando as focas se movem entre a terra e o mar. De forma curiosa, na Reserva Marinha de Dyer Island, os tubarões são observados perto das colônias de focas ao longo do dia. O comportamento predatório desse tipo de tubarão acontece com determinada frequência.

Os pesquisadores conseguiram identificar as barbatanas dorsais de oito tubarões com câmeras projetadas para saltar e flutuar até a superfície. Isso após algumas horas e coletaram os dados mais tarde. Os resultados, 28 horas depois que iniciaram as filmagens, deram imagens incríveis que revelaram novos comportamentos pela primeira vez. Tudo isso foi publicado na revista Biology Letters. Foi a solução da dúvida de muitas pessoas que já imaginaram como um tubarão enxergava durante sua caça ou apenas navegando no oceano.

Reprodução

A filmagem, de forma surpreendente, mostra os tubarões navegando através das algas e navegando por canais apertados. Eles estavam caçando suas presas. Os selos, por sua vez, exibiam técnicas de evasão de predadores, como soprar bolhas nos tubarões. "O filme que coletamos nos dá uma nova perspectiva sobre essa espécie. Podemos ver como eles interagem com o ambiente em tempo real, e eles são capazes de fazer algumas curvas espetaculares de 180 graus na floresta de algas", disse Jewell. "No passado, teríamos que adivinhas. Ser capaz de ver o que esses peixes fazem neste habitat ajuda a trazer uma outra camada de compreensão para o comportamento desses gigantes oceânicos", completou.

Reprodução/ Youtube



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES